Páginas

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Vocação

O mundo está vivenciando um momento de exaltação ao individualismo, da valorização do “descartável”, da falta de compromisso com as demais pessoas e, principalmente, da disseminação de uma cultura que rejeita a Deus. Mas devemos saber e assumir que a nossa vida é um presente divino e que a Deus devemos retribuir esta graça.

Precisamos sentir a experiência de que Deus nos escolheu como filho querido e que sobre as nossas cabeças pousa a sua mão a nos abençoar, nos convidando a ser parte de Sua família. Ele nos faz um ser especial, nos faz forte. Atender ao Seu chamado ou não nos diferencia entre ser um vencedor ou um derrotado. Este chamado de Deus é o maior presente que Ele pode nos ceder.

Sim, tu amas tudo o que criastes, não te aborreces com nada do que fizestes; se alguma coisa tivesse odiado, não a terias feito. E como poderia ter subsistido alguma coisa se não a tivesses querido? Como conservaria sua existência, se não a tivesses chamado?

A palavra “chamado”, em latim, é vocare, que originou em português a palavra “chamar”. Também “chamamento”, em latim, é vocatio. Logo, vocação significa “chamado”, “chamamento”.

Este termo (vocação) já foi, e ainda é, utilizado como sinônimo de aptidão e confundido com dom. Com o passar do tempo é que foi assumindo um significado religioso, sendo sinônimo de “o chamado de Deus”. Logo não se pode confundir “vocação” com “carreira” ou “emprego”. Nós não escolhemos a vocação. A vocação é o mistério da escolha divina. Devemos abrir nossos corações para ouvir com humildade a voz de Deus, e deixar que Ele nos guie.

“Gloriai-vos com seu nome santo, alegre-se o coração dos que procuram o Senhor!” (Sl 105-3).

Quem chama alguém para algo sempre espera por uma resposta. Se Deus nos chama para algo Ele está, também, aguardando a nossa resposta. Mas com Deus há uma diferença: Ele, ao chamar, já nos ofereceu algo antes. Ele já nos deu a vida, dons, graças e a nossa liberdade. Deus nos deixa livre para que possamos dar um “não” ou um “sim”. Vocação é um convite (chamado) pessoal de Deus, é íntimo, pessoal, por ser dirigido a cada um de nós.O homem / mulher pode até se esquecer de Deus, mas Deus não se esquece de seus filhos amados. Ele está constantemente chamando a todos individualmente, oferecendo a felicidade, não descansando até que não repousemos n’Ele.

Homem e mulher são chamados por Deus desde o início da existência humana e tem responsabilidades sobre este nosso mundo, pois têm a vocação de resguardar esta terra, preservá-la e não destruí-la. É desejo de Deus que homem e mulher, que foram criados por Ele e para Ele, realizem a missão a eles destinada.

Mas esta resposta não precisa ser dada de repente. Para que seja dado o “sim” ao Criador pode ser necessário que se passe por um processo de descoberta e amadurecimento, no qual se constrói um projeto de vida consciente. Porque o Seu chamado sempre significa a entrega de uma missão, um desafio a ser superado. A aceitação do chamado de Deus é uma descoberta que nós fazemos de nós mesmos. É uma resposta às nossas próprias carências e dúvidas.

Ao sermos batizados já nos comprometemos com a nossa fé, aceitamos o desafio de levar adiante a missão de Jesus Cristo, colaborando com a implantação do reino de Deus aqui na terra. Assumimos um compromisso verdadeiro com nossos irmãos de ajudá-los a encontrar a felicidade.

O Catecismo da Igreja Católica – CIC revela que “É em Igreja, em comunhão com todos os batizados, que o cristão realiza sua vocação” (2030). Pois é da Igreja que nós recebemos os ensinamentos da lei de Cristo e os sacramentos que nos alimentam e nos impulsionam no agir. Devemos dar prosseguimento ao mandamento de Cristo, que ordenou aos apóstolos a irem pelo mundo pregando a verdade e a salvação.

Para concretizar esta missão devemos estar aptos a colocar a serviço de Deus os nossos dons e nossas capacidades. Devemos, a exemplo de Cristo, nos voltar para as necessidades dos outros, priorizar a felicidade do próximo em relação a nossa. A Vocação é oferta divina que exige uma resposta e um compromisso com Deus.

“O Batismo é o primeiro sacramento que recebemos; com ele entramos na comunidade, começamos a fazer parte da Igreja e chamamos a Deus de nosso Pai. Ao recebê-lo, não nos isolamos do mundo nem formamos um gueto dentro da sociedade; ao contrário, a exemplo de Jesus, devemos estar dispostos a entrar no mundo dos pecadores e caminhar com eles para a libertação. Devemos estar dispostos a assumir a missão que Jesus nos deixou: pregação do reino de Deus, que se torna realidade quando Deus reina e sua vontade se concretiza. O projeto de Jesus é justiça, paz e solidariedade. Tarefa nada fácil dentro de uma sociedade egoísta”. (Pe Nilo Luza, ssp - O Domingo, 11/01/2009)

Deus, que é amor, criou o homem a sua imagem e semelhança, por amor. O homem também é chamado ao amor, vocação inata de todo ser humano, visto ser imagem e semelhança de Deus. Este amor de Deus destina-se à salvação da humanidade, realizando-se na obra de preservação da humanidade.

“Amados, amemo-nos uns aos outros, pois o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conheceu a Deus, porque Deus é amor”.  (IJo 4, 7-8)

“E nós temos reconhecido o amor de Deus por nós, e nele cremos. Deus é amor: aquele que permanece no amor permanece em Deus e Deus permanece nele”. (IJo 4, 16)

Cristo se uniu à humanidade por Sua encarnação, restando a nós, por conseqüência, sermos chamados a ser uma só carne com Cristo. O CIC nos ensina que “Ele nos faz partilhar (comungar) , como membros de seu corpo, de tudo o que (Ele), por nós e como nosso modelo, viveu em sua carne” (521).

Portanto, podemos afirmar que a Vocação é uma obra divina, é um chamamento para a vida que ao ser aceito exige um compromisso com Deus. No ato de aceitar há uma doação de nosso ser a Deus.

Este SIM dado a Deus não é único. Deve ser renovado diariamente, assumindo os riscos inerentes a esta decisão. Esta renovação é necessária para que haja um aperfeiçoamento do nosso íntimo e fortalecimento de nossa fé, processo que dura até a nossa morte. Devemos estar sempre preparados para enfrentarmos situações incomuns que colocam em prova a firmeza de nossa decisão.

“A palavra de Javé me foi dirigida nos seguintes termos: Antes mesmo de te modelar no ventre materno, eu te conheci; antes que saísses do seio, eu te consagrei. Eu te constituí profeta para as nações. Mas eu disse: “Ah! Senhor Javé, eis que não sei falar, porque sou ainda criança!”“. Mas Javé me disse: Não digas: “Eu sou ainda criança!”. Porque a quem eu te enviar, irás, e o que eu te ordenar falarás. Não temas diante deles, porque eu estou contigo para te salvar, oráculo de Javé”. (Jr 1, 4-8)

Leituras:
·         Mateus 25, 14 – 30 (parábola dos talentos)
·         Mt 19,16 – 22 (O Jovem Rico)
·         João 14, 5 – 7

Tomé lhe diz: “Senhor, não sabemos aonde vais. Como podemos conhecer o caminho?” Diz-lhe Jesus: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai a não ser por mim. Se me conheceis, também conhecereis meu Pai. Desde agora o conheceis e o vistes”.


Para Reflexão

A vocação não é:

Ø  Um sentimento. Não se deve dizer “eu sinto que serei um(a) vocacionado(a)”. A vocação é um chamado.
Ø  Um destino. Se eu não respondo com generosidade, o chamado de Deus fico frustrado.
Ø  Uma fuga para quem tem medo da vida.
Ø  Um meio de esquecer as frustrações.
Ø  Uma carreira como qualquer outra. Não! É um chamado de Deus à missão.
Ø  Uma segurança. Não. É um risco nas mãos de Deus.

Continue refletindo


1.    Faça um texto procurando traduzir as passagens acima para a sua vida. O que elas te dizem, o que significam em sua vida?

2.    Faça outro texto refletindo sobre o que é vocação e qual comprometimento exige de quem aceita o chamado de Deus.

3.    Qual a diferença entre vocação e profissão. Procure conversar com outras pessoas para comparar a sua opinião com as delas.

Pelo batismo recebi uma missão: vou trabalhar pelo reino do Senhor, vou anunciar o evangelho para os povos, vou ser profeta, sacerdote, rei e pastor. Vou anunciar a boa nova de Jesus, como profeta recebi essa missão. Aonde eu for serei fermento, sal e luz, levando a todos a mensagem de cristão. (O Domingo, 11/1/2009).


(Sb 11, 24-25).