Páginas

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Como ler a Bíblia Sagrada

Conforme nos revela o Cateciscmo da Igreja Católica (CIC) “A Sagrada Escritura é a Palavra de Deus enquanto redigida sob a moção do Espírito Santo” (81).
Muitas pessoas desanimam após iniciar a leitura da Bíblia porque encontram dificuldades na compreensão dos textos, não acham conexão entre os livros. Um aviso: os livros bíblicos não foram escrito na sequência em que se apresentam.
Os que se iniciam na leitura bíblica podem adotar métodos que podem facilitar a compreensão dos textos. Um exemplo é iniciar a leitura a partir dos livros mais fáceis de compreender, como os quatro Evangelhos e os Atos dos Apóstolos. Também os livros de Rute, Tobias, Judite e Ester. As cartas menores de Paulo e as de João, os livros históricos do Antigo Testamento, as cartas dos apóstolos, os livros sapiencias, os profetas e o Apocalipse, por fim. Os Salmos podem ser lidos e rezados em paralelo.
Na sequência da leitura desta postagem é colocado um outro roteiro sugerido pela edição Ave Maria.
Mas, atenção:
Para se saber o que realmente o autor sagrado queria revelar é necessário levar em consideração alguns detalhes: quais as condições da época em que o texto foi escrito; qual a cultura do autor; que gênero literário predominava na época; a forma de falar; os sentimentos de então; como era a narrativa, a forma de expressão.
Há de considerar também que a Sagrada Escritura deve ser lida e interpretada com a ajuda daquele mesmo Espírito em que foi escrita (CIC, 111).
O cristão ao ler os Livros Sagrados, para bem entendê-lo deve ter um mínimo de informações sobre o gênero e as particularidades literárias da obra; situar o escrito em seu contexto histórico; compreender bem as modalidades do ensino religioso dado pelo escritor; e saber colocar esse ensino no quadro da revelação total em vista da perfeição cristã (Ed 183ª Ave Maria).
Estes aspectos estão dispostos na introdução a cada livro da Bíblia e é importante, também, a sua leitura. É necessário que se entenda o que acontecia em cada época das narrações, em cada história narrada havia uma percepção diferente de mundo. A cultura decada povo, em determinada época e espaço geográfico influenciava, e ainda influencia, a maneira de se escrever, a forma de expressão.  O que em uma época era importante, deixava de ser em outro momento ou para outros povos. Logo os textos podem enfatizar algo em um livro e em outro não dar a mesma importância.
A Edição Ave Maria recomenda que, se o leitor quiser descobrir a Marcha Ascendente da Revelação para Cristo, convém realizar a leitura dos livros de acordo com a seguinte ordem:
Das Origens à Realeza, a ordem de leitura aceita pela maioria é a dos cinco livros do Pentateuco (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio), Josué, Juízes, Samuel 1 e 2.
No Quadro dos Reis, os profetas antigos: Amós (ano 760 a.C.), Oséias (ano 750 a.C.), os 39 capítulos de Isaías (740 a.C.), Miquéias (725 a.C.), Naum (625 a.C.), Sofonias (625 a.C.), Habacuc (605 a.C.) e Jeremias (600 a.C.).
No Tempo do Exílio, as Lamentações, Ezequiel (580 a.C.), Abdias e a segunda parte de Isaías (538 a.C.).
Após o Exílio da Babilônia, para uma melhor compreensão do movimento e do esforço de restauração, aconselha-se a leitura de 1 e 2 Crônicas seguidos de Nemias e Esdras.Com os acontecimentos do exílio relacionam-se os profetas Ageu e Zacarias (520 a.C.), os 11 últimos capítulos de Isaías, Malaquias (440 a.C.), Joel e Jonas, bem como os livros de Rute, Tobias, Judite e Ester, os escritos sapienciais: Provérbios, Jó (500 a.C.) Eclesiastes (250 a.C.) Eclesiástico (200 a.C.) e Cântico dos Cânticos.
À época dos Macabeus pertencem o Livro da Sabedoria, Baruc, Daniel e 1 e 2 Macabeus.
Os Salmos não tem uma época determinada e podem ser lidos sem qualquer ordem cronológica.
Referente ao Novo Testamento faz a leitura primeiramente dos três Evangelhos sinóticos (parecidos entre si): Mateus, Marcos e Lucas. Depois Atos dos Apóstolos e as 10 primeiras cartas paulinas: 1 e 2 Tessalonicenses, Gálatas, Romanos, 1 e 2 Coríntios, Filipenses, Efésios, Colossenses e Filêmon.
As cartas pastorais de Paulo (1 e 2 Timóteo, Tito e Hebreus) tem o ambiente natural junto com a epístolas católicas (Tiago, 1 e 2 Pedro, Judas, 1, 2 e 3 João).
Por fim, devem ser lidos o Evangelho de João e o Apocalipse.