Páginas

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Citações de textos bíblicos

As citações de textos bíblicos são os endereços das passagens que se encontram na Bíblia, sendo apresentadas sempre na seguinte forma:
1)    O título do Livro (de forma abreviada). Ex.: Mt (Mateus), Ap (Apocalipse), Sl (Salmos), 1Sm (primeiro livro de Samuel).
2)    O capítulo. Ex.: Jo 11 (livro de João, capítulo 11), Pr 1 (livro dos Provérbios, capítulo primeiro ou capítulo um), 1Cor 4 (primeira carta de aos Coríntios, capítulo 4).
3)    O(s) versículo(s). Ex.: Jo 11, 5 (livro de João, capítulo 11, versículo 5), Pr 1, 7 (livro dos Provérbios, capítulo primeiro ou capítulo um, versículo sete), 1Cor 4, 6 (primeira carta de aos Coríntios, capítulo 4, versículo seis).
Porém, frequentemente nos deparamos com citações contendo mais informações, tais como:
a)    Tb 5-6 (Livro de Tobias capítulos 5 e 6, apenas);
b)    Tb 5s (significa o mesmo que o exemplo anterior)
c)    1Cor 4, 6-13 (primeira carta de aos Coríntios, capítulo 4, versículos seis, sete, oito, nove, dez, onze, doze e treze).
Para aprendermos e não esquecermos mais devemos entender o que significa os sinais de pontuação inseridos nas citações:
Ø  A Vírgula ( , ) – serve para separar o capítulo do versículo. Ex.: Jo 11, 5 (livro de João, capítulo 11, versículo 5);
Ø  O ponto ( . ) – indica que a leitura não é sequenciada, mas que há saltos  entre os versículos. Lê-se apenas os versículos que estão antes e após o ponto. Ex.: Jo 1,3.9 (Evangelho de São João, capítulo um, versículos três e nove);
Ø  O hífen (ou traço) – ao contrário do ponto (item anterior) indica que devem ser lidos todos os versículos que estão no intervalo citado. Ex.: Jo 17,20-26 (Evangelho de São João, capítulo dezessete, versículos de vinte a vinte e seis). Devem ser lidos todos os versículos do 20 ao 26.
O hífen ou traço pode também indicar uma sequência de capítulos.
Exemplo: Jo 17,20-18,12 (Evangelho de São João, do capítulo dezessete, versículo vinte até o capítulo dezoito, versículo doze). O começo da leitura é o capítulo 17 versículo 20 e continua lendo até chegar ao versículo 12 do capítulo 18.
Ø  O ponto e vírgula ( ; ) – separa uma citação de outra que pode estar no mesmo livro ou em livros diferentes. Ex.: Jo 1,3;16,10 (pede para ler o versículo 3 do capítulo 1 e o versículo 10 do capítulo 16 do Evangelho de João) .
Mais um exemplo: Sl 110, 10; Eclo 1,16 (indica a leitura do versículo 10 do Salmo 110 e o versículo 16 do capítulo 1 do livro Eclesiástico);
Ø  Os parênteses ( ) – abrangem textos iguais ou praticamente iguais à citação anterior. É comum no caso dos Evangelhos sinóticos. Ex.: Pr 1, 7 (9, 10; Sl 110, 10; Eclo 1, 16) – quer dizer o que consta no Livro dos Provérbios, capítulo 1 versículo 7 representa a ideia ou palavra que também pode ser encontrado no Salmo 110, versículo 10 e no Livro do Eclesiástico, capítulo 1, versículo 16;
Ø  Uma letra “s” – indica a leitura do versículo imediatamente seguinte ao número indicado. Ex.: Gn 15, 16s (indica o livro do Gênesis, capítulo 15, versículos 16 e 17, ou seja, capítulo 15 versículos 16 e o seguinte). Também pode ser representado da seguinte forma: Gn 15, 16 – 17. Totaliza a indicação de dois versículos.
Ø  Duas letras esses (“ss”) – indica a leitura dos dois versículos imediatamente seguintes ao número indicado. Ex.: Gn 15, 16ss (indica o livro do Gênesis, capítulo 15, versículos 16, 17 e 18, ou seja, capítulo 15 versículos 16 e os dois seguintes). Também pode ser representado da seguinte forma: Gn 15, 16 – 18. Totaliza a indicação de três versículos. Para a indicação de mais de três versículos utiliza-se o hífen (traço).
Ø  Quando o versículo não é indicado – significa que a referência foi feita ao capítulo inteiro. Neste caso a vírgula não é utilizada, mas os demais sinais continuam com o mesmo significado. Ex.: Sl 94ss ou Sl 94 – 96 (Salmo 94 e os dois seguintes).
Ø  Letras (a, b e c) – quando se encontrar uma destas letras após a citação do versículo é indicação de leitura ou citação de parte do versículo. Cada versículo pode ser dividido em até três partes: a primeira (a), a segunda (b) e terceira (c). Ex.: Gn 5, 13b (referência feita ao livro do Gênesis, capítulo 5, segunda parte do versículo 13). Facilita a localização da frase em um versículo que pode ser composto de três frases. Não são todas as edições que se utilizam das letras.
Ø  Um só capítulo – quando o livro tem apenas um capítulo o número do capítulo pode ser omitido, citando apenas o versículo. Ex.: Jd 3 (carta de São Judas versículo 3). Pode ser confundido com a regra que diz que o número após o nome abreviado do livro é o capítulo, mas nunca se achará o capítulo 3, pois não existe. Lembre-se então desta regra.
Espero ter ajudado alguém com esta postagem.