Páginas

sexta-feira, 22 de abril de 2011

São João Maria Vianney – Os estudos

S. João Maria Vianney
Aos 20 anos começa seus estudos para se tornar sacerdote, apesar da falta de recursos financeiros para manter os estudos, ingressando no seminário Santo Irineu, na cidade de Lyon. Logo surgem as dificuldades, pois os cursos eram ministrados em latim, língua estranha para João Vianney, o que faz com que tire notas baixíssimas já na primeira prova, desclassificando-o. Tenta entrar na Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs, mas não consegue sucesso pela mesma razão que o tirou do Seminário. 
No ano de 1809 é convocado para o serviço militar, devendo se apresentar à autoridade militar em Bayonne.  Pe. Balley se esforça muito para conseguir a sua liberação, nada conseguindo. Porém Vianney fica doente, não viaja e passa 14 meses nos hospitais de Lyon e Roanne. Em seu lugar viaja o seu irmão, que se integra ao batalhão do exército. Em 6 de janeiro de 1810 Vianney é considerado desertor do exército e se esconde na aldeia de Noës, localizada nos montes de Forez, com a falsa identidade de Jerônimo Vicente, apesar de parecer que ninguém mais se lembra dele para o serviço militar. 

Sabedor da pobreza da família e das dificuldades que Vianney estava enfrentando, o padre Balley, pároco de Écully, assume a responsabilidade de educá-lo, tornando-se seu mestre espiritual. Ensina-o Teologia e Filosofia em sua língua natal, o francês, e realiza as provas finais neste mesmo idioma, sendo então aprovado e readmitido no Seminário.
Foram muitos os obstáculos que se interpuseram entre João Vianney e o seu desejo de se tornar sacerdote, mas, mesmo assim, resolveu enfrentar todos eles.  No dia 02 de julho de 1814 foi ordenado subdiácono. Em 13 de agosto de 1815, quando tinha 29 anos, a região estava invadida pelos austríacos e, por falta de transportes, caminhou até Grenoble para ser ordenado sacerdote. A sua ordenação não pôde ocorrer na cidade de Lyon por questão de segurança, pois a batalha de Waterloo havia iniciada e o Cardeal Fesch, que era tio de Napoleão, teve que deixar a diocese. Já no dia seguinte celebrava a sua primeira missa. O amor a Deus e a Nossa Senhora superou todas as dificuldades. 
Na próxima semana continuaremos esta biografia.