Páginas

sábado, 16 de abril de 2011

São Pedro e a autoridade papal

A Igreja Católica é extremamente fiel à Bíblia, à Tradição Apostólica e ao Senhor Jesus, nosso único Salvador. Assim sendo, vejamos que o Senhor Jesus não deu a todos os apóstolos a mesma autoridade. Só deu ao Apóstolo Pedro a autoridade, para que fosse chefe (coordenador) de todos os outros de toda Igreja "E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja... Eu te darei as chaves do Reino dos Céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus... (Mt 16, 18-20). O Papa, então, é o sinal visível da unidade da Igreja, unidade realizada [elo poder do Espírito Santo. Veja em São Lucas, que o Senhor Jesus dá a Simão Pedro o poder de confirmar os outros irmãos: "Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar o trigo; mas eu roguei por ti, para que tua confiança não desfaça; e tu, por tua vez, confirma os teus irmãos " (Lc 22,31-32). Ou ainda: "Simão... amas-me mais do que estes? ... Sim, Senhor... então apascenta as minhas ovelhas " (Jo 21,15s).
Depois da morte dos Apóstolos, hoje em dia, os encarregados para guiar o povo de Deus são os bispos ajudados pelos presbíteros (padres) e diáconos. Leia: 2 Tim 1,6; Tim 5, 22; Tit 1,5.