Páginas

sábado, 30 de abril de 2011

Seminário propõe reflexão sobre Madalena, Maria e mulheres atuais

“Maria Madalena e Maria de Nazaré...o que elas têm a dizer às Marias de hoje?” é a questão colocada pelo Seminário de Teologia Feminista. O encontro, promoção do Grupo Agar, do Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos (CEBI) do Ceará, está com inscrições abertas até 5 de maio e acontecerá nos dias 9 e 10 de maio, no Centro Pastoral Maria Mãe da Igreja, em Fortaleza (Rua Rodrigues Júnior, 300 – Centro).
 

No dia 9 de maio, Tânia Couto, teóloga e professora da Faculdade Católica de Fortaleza, abre o ciclo de palestras, logo depois da apresentação artística de Eliane Brasileiro, às 18h30min. Tânia falará sobre Maria Madalena e a proposta de uma igreja onde prevalece a igualdade entre discípulos.

No dia 10 de maio, também a partir das 18h30min, a programação continua com palestra de Isabel Félix, doutora em Ciência da Religião e assessora bíblica do CEBI, na qual fará a desconstrução da figura de Maria Nazaré como mulher silenciosa e obediente. Em seguida, a escritora Maria Soave, Coordenadora Nacional da Dimensão de Gênero do CEBI, discorrerá sobre o que estas Marias significam para as mulheres cristãs hoje.

Teresinha Casemiro, integrante do CEBI-CE e da comissão organizadora do Seminário, esclarece que, pelo senso comum, vigora a idéia de Maria Madalena como uma pecadora. O evento busca resgatar a história dessa figura feminina, na verdade uma grande discípula de Jesus que pregava uma Igreja de iguais.

Por sua vez, Maria de Nazaré não foi uma mulher submissa como muitos consideram. Teresinha observa que pela Lei Judaica, Maria poderia ter sido apedrejada. “O sim de Maria foi revolucionário. Ao aceitar conceber Jesus,  Maria acreditou no sonho do projeto de uma nova sociedade. Ela se opôs aos poderosos na época”,  diz.

SAIBA MAIS SOBRE O CEBI

Teresinha informa que o Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos não é subordinado a nenhuma instituição religiosa, “coloca-se a serviço das igrejas cristãs”. Foi criado em 1978 em Angra dos Reis (RJ) a partir do trabalho de três pessoas: Frei Calos Mestre, a religiosa Agostinha Vieira de Melo e o pastor Jether Pereira.

Na década de 70, período da repressão militar, com o fechamento de partidos políticos e sindicatos, o CEBI serviu de caixa de ressonância para anseios da população por democracia e cidadania. No Ceará, começou a se estruturar em 1983. Segundo Teresinha, hoje o Centro realiza trabalhos com grupos de base, por meio de lideranças populares, tendo a Bíblia como fonte de inspiração para animar as comunidades a buscarem sua dignidade.

O Centro atua em diversas frentes: cidadania, ecumenismo, ecologia e gênero. Dentro da estrutura do CEBI surgiu o Grupo Agar, que congrega mulheres. A escolha do nome de Agar – serva de Sara, esposa de Abraão, e concubina deste de quem teve um filho chamado Ismael -  foi resultado de eleição. “Agar reúne as condições de escrava, negra e concubina. Ela é um símbolo”, diz.

Teresinha informa que o público interessado em participar do Seminário pode fazer a inscrição mediante a contribuição simbólica de R$ 10,00. Basta ir ao Centro Pastoral Maria Mãe da Igreja ou enviar e-mail para cebice@cebi.org.br ou ainda ligar para 85 3229.1092, contato que o pagamento da taxa seja feito até ás 17h30min do primeiro dia do evento.

Mais informações: Comissão Organizadora do Seminário – (fone: 85 3229 1092)


Fonte: agência da Boa Notícia