Páginas

sexta-feira, 27 de maio de 2011

O que é a Bíblia?

A Bíblia não é um livro. A Bíblia é uma biblioteca com 73 livros que se divide em Antigo Testamento e Novo Testamento. São 46 livros no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento. Os 4 evangelhos, no Novo Testamento, tem Jesus Cristo como tema central.

Definição do Concilio Vaticano II:


"A Bíblia é o conjunto de livros que, tendo sido escritos sob a inspiração do Espírito Santo, têm Deus como autor, e como tais foram entregues à Igreja".



A Bíblia toda contem, nos seus 73 livros, 1.333 capítulos e 35.700 versículos. A sua divisão em capítulos foi feita pelo Cardeal Estêvão Langton em 1228 e a divisão em versículos pelo Frade Santo Pagnino em 1528.

A palavra grega Bíblia (biblos) significa livros, reforçando a nossa afirmação de que a Bíblia não é apenas UM livro, mas vários livros. Também podemos chamá-la de Sagrada Escritura ou, simplesmente, Escrituras.

O período histórico da formação da Bíblia situa-se entre 1250 a.C. a 100 d.C. Seu início ocorreu, portanto, antes da vinda de Cristo, com as chamadas "tradições orais", que vem a ser as histórias que uns contavam a outros. Os chamados escribas decidiram "passar para o papel" essas histórias. Com isso, pouco a pouco, a Bíblia foi sendo formada.

Provavelmente, a mais antiga parte escrita da Bíblia é o Cântico de Débora, que se encontra no livro dos Juízes (Jz, 5). Os livros da Bíblia não foram escritos na ordem em que estão. Como exemplo, o livro do Gênesis que conta a criação é o 1º livro da Bíblia, mas o 1º a ser escrito foi o livro dos Juízes, que surgiu por volta do ano 1000 a.C.

Deus, para fazer-se entender, dirigiu-se aos homens usando a sua (do homem) linguagem. Expressando-se na língua dos homens se fez semelhante aos homens. Assim “pronuncia seu Verbo único, no qual se expressa por inteiro” (CIC,102).

Inspirados por Deus a Bíblia teve mais de 40 autores das mais diversas culturas, profissões, níveis sociais, ocupações, tais como: rei, pescador, médico, filósofo, cobrador de impostos, escriba, copeiro, rabino, etc. Deus escolheu e se serviu dos homens, agiu neles para que escrevessem como verdadeiros autores de acordo como Ele queria.

Todos estes escritores trataram de temas diversos, mas revelando uma história única que é a redenção do homem por parte de Deus; este elo dá coerência a todas as histórias narradas na Bíblia.

Tudo aquilo que os autores inspirados (hagiógrafos) escreveram deve ser tomado como afirmado pelo Espírito Santo e sem conter erros, ensinando a verdade salvífica. São Tomás de Aquino conceituou esta inspiração como “a ação de Deus, movendo e dirigindo o autor na produção do livro, preservando-o de erros, de forma que é Deus o autor e o homem mero instrumento usado para escrever". 

A Bíblia foi escrita em três línguas: o grego, o hebraico e o aramaico.

O Novo Testamento foi escrito em grego. O Antigo Testamento foi escrito em três idiomas originais. A maior parte foi escrita em hebraico. Alguns capítulos dos livros de Esdras e de Daniel, e mais um versículo de Jeremias estão em Aramaico, idioma falado na Palestina após o exílio babilônico. O segundo livro de Macabeus e o livro da Sabedoria foram escritos em grego originalmente.

O texto original dos livros de Judite, Tobias, Baruc, Eclesiástico e partes dos livros de Daniel e Ester foram extraviados, da mesma forma que o livro original do Evangelho de Mateus, e substituídos pela versão em grego.

Para que possamos entender as Sagradas Escrituras precisamos ter em mente que os livros foram escritos em tempos e lugares com diferentes formas de expressões, costumes, tradições, culturas etc. Como exemplo: o Antigo Testamento foi escrito na Palestina, na Babilônia e no Egito.  Os livros do Novo Testamento foram escritos na Palestina, na Síria, na Ásia Menor, na Grécia e na Itália.

Naquela época não existia o papel feito de celulose como os atuais. Então os livros que constam na Bíblia foram escritos em materiais diversos, tais como:
  • cerâmica - chapas feitos de argila;
  • papiro - tiras de papel feitas a partir da árvore de papiro, planta originária do Egito. Do Egito o papiro difundiu-se pela Síria, Sicília e Palestina (onde foi escrita a Bíblia). Do papiro era feita uma espécie de folha de papel onde se escrevia em um só lado e depois eram guardadas em rolos. A folha tirada do caule do papiro chamava-se BIBLOS; e
  • pergaminho – era feito de couro curtido de carneiro. Foi utilizado pela primeira vez em Pérgamo, 200 anos antes de Cristo pelo rei Eumens II. Os egípcios estavam invejosos da importância adquirida pela biblioteca de Pérgamo, então decidiram boicotar e não mais fornecer papiro para aquela região. Por isso, o rei de Pérgamo se viu obrigado a usar outro material para a escrita, que foi a pele de ovelha. Os pergaminhos, da mesma forma que as folhas de papiro, tinham suas folhas unidas umas às outras e se faziam rolos delas para se guardar.
A primeira tradução da Bíblia do grego para o latim foi realizada por São Jerônimo, atendendo a uma solicitação do papa Dâmaso, no ano de 382 e esta tradução recebeu o nome de Vulgata Latina. Concluída em 405 esta tradução foi utilizada por todos os estudiosos.
As cópias mais antigas estão guardadas na Biblioteca Vaticana e no Museu Britânico.