Páginas

terça-feira, 3 de maio de 2011

Todos os papas: 1 - Pedro Apóstolo (Mártir. Papa de 32 a 67)

Muitos historiadores firmam seu pontificado de 42 a 67, mas na realidade este período retrata apenas  o tempo em que permaneceu estabelecido em Roma. Outros o colocam como papa no período de 33/34 a 67.
Seu nome era Simão, filho de Jonas. Jesus o batizou Pedro: "Tu és Simão, filho de Jonas; serás chamado "Cefas", que quer dizer Pedro, isto é, pedra".  (Jo I, 42).  Nascido em Betsaida, Galileia, era pescador de profissão e irmão do apóstolo André. Era um homem muito rude e fraco na fé.


Foi eleito por Jesus Cristo, em Cesareia: "... Tu és Pedro, e sobre esta pedra  edificarei a  minha Igreja e  as portas  do inferno não prevalecerão contra ela.  Dar-te-ei as  chaves do reino dos céus;  tudo que ligares na terra, será ligado nos céus; e tudo que desligares na terra será desligado nos céus". (Mt. 16, 18).
Jesus instituiu a missão de conduzir a Igreja a Pedro quando perguntou-lhe: "Simão, filho de Jonas, amas-me mais que estes?" Ele respondeu:  "Sim, Senhor, sabeis que vos amo". Jesus disse-lhe: "Apascenta os meus cordeiros". (Jo. 21,16 - 17). Com estas palavras Pedro foi pelo divino Mestre instituído pastor do seu rebanho. 
O Príncipe dos Apóstolos atravessou toda a Palestina propagando a fé cristã, realizou inúmeros milagres curando doentes do corpo e da alma; ordenou sacerdotes e nomeou bispos.
Fixou residência em Antioquia, onde permaneceu por sete anos. Preso por ordem de Herodes em Jerusalém foi libertado da prisão por um anjo. Seguiu para Roma de onde enviou missionários  para a França, Espanha, Sicília e Alemanha. Expulso de Roma foi para Jerusalém e depois voltou a Roma.
Perseguido por Nero foi preso e torturado na mesma prisão que se achava Paulo. Durante sua prisão, que durou oito meses converteu os carcereiros Martiniano e  Processo e mais 48 neo-cristãos, todos martirizados. Neste período escreveu duas epístolas dirigidas à cristandade.
Condenado à morte foi cruelmente açoitado e  conduzido à colina vaticana para ser crucificado. Porém Pedro pediu aos algozes que o pregassem na cruz com a cabeça para baixo, porque se achava indigno de  morrer como o divino Mestre. Foi no lugar do suplício que se edificou a  Basílica de  São Pedro, onde estão os restos mortais do primeiro Papa.