Páginas

domingo, 29 de maio de 2011

Como perdoar: 10 regras para dar fim ao ressentimento

Padre Lucas de Paula Almeida

Primeira: Quando alguém o magoa, ponha “iodo espiritual” na ferida, imediatamente. Isto é, reze fervorosamente a respeito do que se passou. Se não fizer tal coisa, virá a supuração.

Segunda: Se o ressentimento o tornou duro em seus pensamentos, aplique o drenamento de agravos. Isto é, abra sua mente para deixar que os agravos se encaminhem para fora dela.



Terceira: Faça isso desabafando o peso de suas queixas com um conselheiro de confiança, ou escreva uma carta à pessoa contra a qual tem ressentimento. Depois, rasgue a carta e, com os pedaços de papel na mão, reze por aquela pessoa, perdoando-a.

Quarta: Tome-se inteiramente consciente do mal que o ressentimento lhe pode fazer, tornando-o até doente. Pense nisso de cada vez que um pensamento de ódio o assaltar.

Quinta: Não cesse de perdoar, tendo-o feito uma ou duas vezes. Faça isso, setenta vezes sete quatrocentas e noventa vezes, para ser literal.

Sexta: Pensar em perdoar não é o bastante. Deve chegar a um momento específico em que dirá: “Com a ajuda de Deus eu agora perdoo (diga o nome da pessoa)”.

Sétima: Repita o Pai Nosso colocando nele o nome daquele que o ofendeu: “Perdoa-me minhas ofensas, assim como eu perdoo(...).

Oitava: Reze pela outra pessoa, pedindo para ela bênçãos específicas, especialmente em relação a assuntos que previamente mais o aborreceram.

Nona: Fale de maneira bondosa e agradável, tão frequentemente quanto possível, sobre a pessoa contra a qual mantém antagonismo.

Décima: Faça um estudo sincero dos fatores de personalidade que criaram tão infelizes relações, de forma que o “ponto errado” que existe em você nunca mais se manifeste.