Páginas

domingo, 29 de maio de 2011

"João Paulo II me salvou", diz náufrago que passou 14 dias à deriva no Oceano Atlântico

Thiago Varella / UOL Notícias / São Paulo
imagem: uol notícias
Para o norte-americano Victor Mooney, 45 anos, o papa João Paulo II é santo. Ele afirma que foi salvo pelo pontífice, quando passou 14 dias à deriva, no mar.
Mooney tentava pela terceira vez atravessar o Oceano Atlântico em um barco a remo. O americano saiu de Cabo Verde, na África, no dia 26 de fevereiro de 2009, rumo a Nova York, onde mora. No entanto, no segundo dia de viagem, sua embarcação virou e o aventureiro se viu à deriva, em um bote inflável, no meio do mar, sem comida e com pouca água potável. 

“Um navio chegou a ver que eu precisava de ajuda, mas não parou para me resgatar”, contou ao UOL Notícias pelo telefone. “No entanto, nunca deixei de acreditar. Passava o dia rezando e pedindo: ‘Santo Pai, preciso de sua ajuda’”, completou. 
Mooney diz que escolheu pedir ajuda em oração para João Paulo II, porque o papa abençoou sua aventura em 2004. Na época, o americano se encontrou com o pontífice, em uma audiência em Roma, e pediu para ser abençoado em sua aventura.
 “Contei ao papa que minha viagem seria para alertar a todos dos perigos da Aids. Perdi um irmão com essa terrível doença e tenho outro que é HIV positivo. O papa já estava bem velhinho e doente, mas me ouviu e abençoou."
Segundo Mooney, seu encontro com João Paulo II foi intermediado por um cardeal brasileiro. Isso porque a preparação para a primeira viagem foi toda feita no Brasil.
“Minha ideia era partir do Senegal até a Bahia, aí no Brasil. Por isso, passei alguns dias aí no país. Conheci a equipe brasileira de remo e cheguei a me encontrar com o presidente Lula”, contou.