Páginas

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Documentos do Papa: Bula

imagem: site vaticancoins.com
Na Roma antiga, bulla significava um pequeno globo de metal vazio, que os vencedores de um prémio traziam pendente do pescoço.
Para a Igreja, o termo se refere à forma com que o documento é lacrado, com uma pequena bola, que em latim é bulla, de cera ou chumbo. Antigamente utilizavam-se letras em estilo gótico e continham diversas abreviações, tornando difícil a leitura do documento. Leão XIII, em 1878, determinou que se utilizasse a escrita comum.
Até 1º de janeiro de 1908 as Bulas eram datadas a partir de 25 de março (solenidade da Encarnação) e os dias eram contados segundo a nomenclatura romana (kalendas, idus, nonas); Pio X determinou a contagem dos dias segundo a terminologia corrente na sociedade atual.
A bula mais antiga é do papa Agapito I, de 535. O documento original mais antigo e conservado é do papa Adeodato, do período 615 a 618.
A partir do século VI os papas utilizavam a bula para dar autenticidade aos seus documentos e a partir do século XII a bula denominava os documentos. O termo Bula, então, até o século XV, designava quase todos os documentos do papa, sem distinção.
Tradicionalmente a bula é marcada por uma inscrição em que o papa utiliza o título Episcopus Servus Servorum Dei (O Servo dos Servos de Deus), título adotado possivelmente por São Gregório I (590 – 604). Ele escolheu este título como protesto contra o patriarca de Constantinopla que se viria a chamar o Patriarca Ecumênico. O seu uso popularizou-se em 1800.
É por meio da bula que o papa exprime algo de forma solene, convoca os participantes de um concílio ecumênico, cria uma paróquia ou diocese. As definições sobre fé e à Moral (dogmas) são geralmente publicadas sob forma de Bula. Por exemplo: a Bula Ineffabilis Deus, que em 1854 formulou a definição do dogma da Imaculada Conceição.
A Bula começa pelo nome do Papa, seguido pelo título Episcopus Servus Servorum Dei (Bispo Servo dos Servos de Deus) segue-se uma saudação e o conteúdo do documento. Utiliza-se o pergaminho. As Bulas de cunho mais formal ou de maior importância têm, pendentes de cordões coloridos, um globo de chumbo no qual está gravada a imagem das cabeças de São Pedro e São Paulo.