Páginas

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Todos os papas: 5 - Santo Evaristo (Mártir. Papa de 97 a 105)

Evaristo foi o quinto papa da Igreja Católica e seu pontificado aconteceu no período de 97 a 105 (datas aproximadas). Foi papa numa época em que as perseguições contra a Santa Igreja de Deus eram implacáveis.  Tempos  muito aflitivos para os cristãos que  pagavam  com a própria  vida  sua recusa  em abjurar a fé.

É incerta a data precisa do início do pontificado de santo Evaristo. Júlio Africano apresenta-o como papa de 97 a 105, enquanto o Liber Pontificalis esclarece que ele foi papa durante nove anos e dez meses, exercendo o pontificado sob os imperadores Domiciano (+ 96), Nerva (96-98), Trajano (+ 117), e mais precisamente do consulado de Valente e Vetus (96) ao de Galo e Bradua (108).

Alguns afirmam que ele nasceu em Tuscia, na Ásia Menor, enquanto há registros de seu nascimento em Belém e na Palestina. Outros afirmam ser Evaristo judeu-grego de nascimento e que seu pai chamava-se Judas,  originário de Belém,  que acabou fixando residência na Grécia, por volta do ano 15. Educou seu filho na doutrina e princípios judaicos. 
Evaristo foi papa no início da era cristã e é normal que existam poucos dados confiáveis sobre a sua vida. Não existem escritos de seu próprio punho e as informações existente são provenientes de escritos de Irineu e Eusébio. Santo Eusébio afirma com segurança que Evaristo era um grego vindo da Antioquia
Evaristo manifestou  desde a sua infância disposições pela virtude e pelas letras, sempre incentivado por seu pai. Assim progrediu nas  ciências, de forma que tornou-se pessoa de excelentes talentos e bons costumes.   
Não se sabe as circunstâncias e a época em que se converteu ao cristianismo e  nem a época precisa em que foi para Roma, mas passou a ser conhecido como um membro do clero que destacou-se rapidamente em santidade, reconhecida por toda a  Roma. Era um presbítero conhecido  por  acender o fervor e devoção no coração dos seus fiéis, pelos seus exemplos de virtude e caridade cristã.
Durante seu papado fez três ordenações, sendo 17 sacerdotes, 9 diáconos e 15 bispos, destinados a diferentes localidades.
Também em seu pontificado lutou duramente contra a proliferação de heresias que tentava perverter a todo custo os cristãos de Roma. Além da luta contra a heresia,  empenhou-se  também no aperfeiçoamento da  disciplina eclesiástica, por meio de regras e decretos. 
Foi Evaristo quem dividiu Roma em vinte e cinco paróquias, e criou o primeiro Colégio dos Cardeais. Alguns sugerem que foi ele quem instituiu o casamento em público, com a presença do sacerdote. 
As paróquias criadas foram confiadas a  diversos presbíteros,  que não eram  na época igrejas públicas,  mas oratórios de casas particulares, onde  se congregavam os cristãos para ouvir a Palavra de Deus e  para assistir à celebração dos divinos mistérios.  Nas portas  destes oratórios, eram  afixadas cruzes para que fossem diferenciados dos locais profanos públicos, que eram caracterizadas por estátuas de imperadores.
As informações quanto ao fato dele ter sido martirizado não são seguras, por não haver documento que comprovem este fato. Mas uma tradição muito antiga afirma que ele teria sido mártir da fé durante a perseguição imposta pelo imperador Trajano, e que depois seu corpo teria sido abandonado perto do túmulo do apóstolo Pedro. Embora a fonte não seja precisa, assim sua morte foi oficialmente registrada no Livro dos Papas, em Roma.
Descrito por seus contemporâneos como homem de grande fé, grande administrador e com enorme ânimo missionário.
Faleceu em Roma no ano de 105. Seu dia é comemorado em 26 de outubro.