Páginas

terça-feira, 14 de junho de 2011

Os Padres da Igreja – parte 1

Há na História da Igreja Católica um grupo de homens que defendeu e, também, buscou explicar ao mundo a doutrina da fé cristã. Eles, os mestres da doutrina e da fé, atuaram entre os séculos II e VIII d.C. São os Santos Padres da Igreja.
A palavra padre quer dizer pais, fontes.
A grandeza da atuação destes santos padres deriva do fato de que defenderem os ensinamentos cristãos de todos aqueles que tentaram ridicularizar ou destruir a Fé Cristã. A estes defensores dá-se o nome de apologetas. Quando os padres defendiam, unanimemente uma opinião, um posicionamento, em determinado período histórico, em questões de fé, esta opinião é considerada como infalivelmente verdadeira.


O período em que viveram recebe o nome de patrística, e ao estudo de suas vidas e obras recebe o nome de patrologia.
Estes homens, pilares da nossa Igreja, firmaram os conceitos da nossa fé, enfrentaram muitas heresias e construíram a hoje denominada Tradição de nossa Igreja.
Heresia tem como significado “seleção” e herege é todo aquele que, segundo as suas convicções, escolhe partes da Tradição cristã em detrimento de outras, que em consequência resulta numa tentativa de destruir a plenitude da verdade cristã.
A Igreja acusa os hereges de estarem em estado de pecado. Mas não considera herege aquele que está equivocado ou que ensina segundo sua crença sem que ninguém se oponha a seus possíveis erros.
Alguns santos tem no conteúdo de seus ensinamentos pontos que foram posteriormente considerados inexatos ou, até mesmo, falsos. Mas isto não quer dizer que eram hereges, mas que agiram por pura ignorância.
São algumas características dos Padres da Igreja:
·         Antiguidade – viveram entre os séculos II e VIII;
·         Ortodoxia – doutrina exata, aprovada pela Igreja;
·         Santidade – são mestres e testemunhas da fé;
·         Aprovação – reconhecidos pela Igreja.
Alguns Santos Padres tiveram como missão desenvolver e explicar a fé cristã de uma forma mais profunda e completa.  Outros desenvolveram a sua missão utilizando como ferramentas a oração e a vida cristã.
Estes Padres que dedicaram sua vida a fortalecer a espiritualidade receberam o nome de Padres Ascetas. Ascetas são pessoas que se entregam a exercícios de piedade e que levam uma vida austera.
Os que se esforçaram em conseguir uma maior união espiritual com Deus se chamam “Padres Místicos”. Define-se o misticismo como a viva e verdadeira união com Deus.

continua em próxima postagem.