Páginas

terça-feira, 28 de junho de 2011

O dízimo e os mandamentos da Igreja

Está claro que a própria Igreja Católica Apostólica Romana não impõe valores nem adota taxas para os seus fiéis. Ela nos deixa à vontade para doarmos com alegria aquilo que achamos ser de Deus. Acima transcrevemos o que o Catecismo da Igreja Católica nos esclarece sobre o quinto mandamento da Igreja. Você conhece todos os mandamento da Igreja? Os mandamentos abaixo descritos estão no CIC (can 2042 e 2043):
1) participar na missa do Domingo e Dias Santos de Guarda e abster-se de trabalhos e atividades que impeçam a santificação desses dias;
2) confessar os pecados recebendo o sacramento da Reconciliação ao menos uma vez cada ano;


3) comungar ao menos pela Páscoa da Ressurreição;
4) guardar a abstinência e jejuar nos dias marcados pela Igreja;
5) contribuir para as necessidades materiais da Igreja, cada um segundo as próprias possibilidades.           
O professor Felipe Aquino reforça a necessidade de devolvermos o dízimo:
Não é obrigatório que o dízimo seja de 10% do salário, nem o Catecismo nem o Código de Direito Canônico obrigam esta porcentagem, mas é bom e bonito se assim o for. O importante é, como disse São Paulo, dar com alegria, pois “Deus ama aquele que dá com alegria” (cf. 2Cor 9, 7).
Os valores estipulados pela pessoa para contribuir com as ações evangelizadoras da Igreja e com a sua manutenção devem ser doados de forma regular e periódica, normalmente a cada mês, visto que o recebimento dos salários é mensal. Desta forma o dizimista pode se organizar e separar a parte de entregar a Deus sempre que receber o seu vencimento e não deixar para entregar a sua doação do que restar do salário. Deus não quer restos nem sobras, por não ser Ele um mendigo; Ele quer o que a Ele pertence de direito.