Páginas

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Monsenhor Jonas Abib - Amar é uma graça de Deus

Amar como Jesus nos ensinou é ter em mente e no coração que precisamos pagar o mal com o bem. “Oferecer a outra face” não é fácil, mas é uma graça que pode ser obtida através da oração. Podemos pedir a Deus da seguinte forma: Senhor, eu quero amar. Eu me decido neste momento a amar, a perdoar as pessoas que me fazem sofrer e chorar. Dá-me a graça de amar, mesmo diante das minhas dificuldades e limitações. Mesmo não sentindo, eu quero amar e demonstrar o meu amor com gestos concretos. Ensina-me, Senhor, a amar como Jesus me ama. Ensina-me a perdoar como Jesus me perdoa. Eu quero amar, eu quero perdoar, dá-me a graça. Amém”.
Você pode achar que é o outro quem está errado, que é ele quem precisa mudar. Mas, na realidade, é você quem precisa aprender a amar e a superar os limites que as mágoas nos impõem. As pessoas são transformadas quando se sentem verdadeiramente amadas. Se a gente muda e começa a amar, tudo se transforma ao nosso redor.
Talvez na sua casa exista uma pessoa que é considerada a ovelha negra: ela está sempre irritada, indiferente e revoltada. A única maneira de reverter esse quadro é amando-a. Amar sem condições, mesmo que a pessoa continue errando.
Amar não quer dizer deixar a pessoa fazer o que quiser. O papel de quem se propõe a esse desafio é mostrar o certo e amar; apontar o caminho e amar; esperar e amar. Se a pessoa voltar a errar, precisamos recomeçar tudo, de novo. É árduo, mas esta é a única maneira de mudar as pessoas: através do amor.
O amor é como o fogo, capaz de transformar todas as coisas. Por isso seremos julgados por ele... “Falai, pois, de tal modo e de tal modo procedei, como se estivésseis para ser julgados pela lei da liberdade. Haverá juízo sem misericórdia para aquele que não usou de misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o julgamento” (Tg 2,12s).
A misericórdia triunfa no julgamento. Se você for uma pessoa misericordiosa, será tratada com misericórdia no julgamento. O que salvará a mim e a você no julgamento final será a misericórdia. O amor concreto, traduzido em atos para com aquele que erra. O perdão concreto para aquele que errou conosco.
Seu irmão,
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova e Presidente de Honra da Fundação João Paulo II. É autor de 48 livros, milhares de palestras em áudio e vídeo.