Páginas

sábado, 17 de novembro de 2012

Só Deus basta

A sociedade está empenhada atualmente em adquirir cada vez mais bens, em comprar, ter, possuir. A corrida para a aquisição de bens materiais chega à insanidade.

Para a indústria que fabrica estes bens está tudo muito bom. Claro que o lado positivo disto é que os índices de emprego crescem, tudo bem. Tudo bem? Mais ou menos, mas isto é outra discussão.

Quem não possui um celular com diversos penduricalhos começa a se sentir um pária. A pressão é grande dos amigos, dos colegas. Se teu celular não possuir bluetooth você é um homem das cavernas. Mas no momento que se compra um celular com todas as bugigangas possíveis, outro mais moderno já foi lançado. Você não deixou de ser um homem das cavernas.

As pessoas começam a se envolver de tal forma nesta rede de consumismo que, o que antes era prazer, começa a se transformar em vício. Igual ao consumo de drogas. A necessidade de consumir a tecnologia mais moderna precisa ser saciada de qualquer forma. Pessoas fazem filas nas portas das lojas para ser o primeiro a comprar o produto lançado. Histeria. Armadilha.

Claro que a pessoa nunca estará satisfeita. A indústria lança produtos a todo momento.

A alegria da aquisição dura apenas o momento da compra. O vazio que esta pessoa sente não pode ser preenchido com o consumismo, com a aquisição de objetos. O ato de consumir é apenas uma válvula de escape, ineficaz com toda a certeza.

O consumista nunca está satisfeito, porque, como já disse, é um vício, e precisa de doses mais fortes para satisfazer. Mas nunca satisfaz. O vazio aumenta.

Este vazio só pode ser preenchido por algo muito maior que um objeto. Esta sede só será saciada por um tipo de água. Este vazio só Deus pode preencher.

Como dizia Santa Teresa de Ávila:

Nada te perturbe,
Nada te espante,
Tudo passa,
Deus não muda,
A paciência tudo alcança;
Quem a Deus tem
Nada lhe falta:
Só Deus basta.

É normal adquirirmos algo para darmos um mínimo de dignidade á nossa família; mas transformar o consumo em algo que domine a nossa vida é algo que está fora da vontade de Deus.

Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a ferrugem e as traças corroem, onde os ladrões furtam e roubam. (Mt 6, 19)

O melhor bem material que se pode comprar e dar à sua família é uma Bíblia. Nela está contido tudo o que precisamos para viver feliz.

Feliz é a família que compreende que só Deus basta.

Ajuntai para vós tesouros no céu, onde não os consomem nem as traças nem a ferrugem, e os ladrões não furtam nem roubam. Porque onde está o teu tesouro, lá também está teu coração. (Mt 6, 20-21)