Páginas

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

O sinal da cruz


Autor: Henrique Sebastião (vozdaigreja.blogspot.com.br)

O Sinal da Cruz, para os católicos, é um Sinal Sacramental, como o gesto de impor as mãos sobre uma pessoa que se está abençoando, a unção com o óleo da oliveira ou o uso da água no Batismo, por exemplo. Sinais Sacramentais “são sinais sagrados por meio dos quais se significam e se obtêm, pela oração da Igreja, efeitos principalmente de ordem espiritual (...), e são santificadas as várias circunstâncias da vida" (CIC §1667-8). Segundo o Catecismo, o Sinal da Cruz “manifesta a marca de Cristo impressa naquele que lhe pertence, e significa a Graça da Redenção que Cristo nos adquiriu por sua cruz” (CIC §1235).

O Sinal da Cruz já era praticado pela Igreja primitiva, a Igreja dos primeiros séculos, e consta em diversos documentos muito antigos. Além disso, muitos historiadores aceitam como legítima a possibilidade de o Sinal da Cruz ter sido uma prática comum já à primeira geração de cristãos, isto é, da Igreja do tempo dos Apóstolos. Segundo uma tradição antiquíssima, o Sinal da Cruz teria sido feito pelo próprio Senhor Jesus Cristo, em sua gloriosa Ascensão, quando abençoou os discípulos com este símbolo de sua Paixão Redentora. Os Apóstolos e demais discípulos teriam, a partir daí, propagado esse santo gesto de reverência ao Sacrifício do Senhor em suas missões. - As diversas citações à cruz nas como glória e sinal dos cristãos, seja nas epístolas de Paulo (como Gálatas 6, 14 e Efésios 2, 16) seja em diversas passagens dos Evangelhos (como Mateus 10, 38, Lucas 9, 23 e 14, 27, por exemplo) permitem aceitar essa teoria como perfeitamente plausível. - Mas, ainda que não tenha sido dado diretamente pelo Senhor, a finalidade e a história do Sinal da Cruz garantem a sua legitimidade como sinal cristão.

A questão surgiu pelo fato de ter-se afirmado que o Sinal da Cruz deriva de uma tradição humana, que não tenha fundamento no Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Nada mais distante da realidade! O Senhor afirmou, categoricamente, que a Cruz é Sinal do Cristão, ao dizer: “Quem não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo" (Lucas 14, 27). Além de tudo isso, diversos achados arqueológicos já demonstraram, incontestavelmente, que os primeiros cristãos tinham a cruz como símbolo sagrado, como as marcas e inscrições nas catacumbas de Roma ou mesmo nas ruínas do Egito, onde os primeiros cristãos se ocultavam da perseguição romana.