Páginas

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Deus Imenso


Deus não está compreendido no tempo: é eterno. Com razão se diz que Deus é eterno, pois carece de princípio e de fim, e também porque seu ser não se varia no passado ou no futuro. Nada se lhe subtrai, nada lhe pode advir de novo. Por isso disse a Moisés (Ex 3,14): Sou aquele que sou, pois o ser dele não conhece nem passado nem futuro, mas encontra-se no presente.
 
A magnitude de Deus excede incomparavelmente a magnitude de todas as criaturas, pois é imenso. Toda coisa pode ser medida por outra, a qual se excede em magnitude, o faz segundo alguma proporção, conforme o binário mede o senário, que é o triplo dele. Ora, Deus, pela magnitude de sua dignidade, excede toda criatura infinitamente. Por isso é dito imenso, pois não há medida comum ou proporção de nenhuma criatura com Ele. Por isso diz o salmista: Grande é o Senhor, muito digno de louvor, e a sua grandeza é insondável (Sl 144,3). E mais: É vasto, não tem limites, é elevado e imenso (Br 3,25). Deus está acima de tudo - é imutável, uma vez que nele não há variação, conforme diz as Escrituras: no qual não há mudança nem sombra de vicissitude (Tg 1,17). A tudo transcende pelo seu poder: é onipotente, uma vez que simplesmente pode tudo. Por isso disse (Gen  17,1): Eu o Deus onipotente.

Ultrapassa a razão e o intelecto de todos, pois é incompreensível. Dizemos compreender algo quando conhecemos perfeitamente quanto lhe é conhecível. Ora, nenhuma criatura pode conhecer Deus tanto quanto possível, e por isso nenhuma criatura o pode compreender. Donde a Escritura (Jó 11,7): Porventura alcançarás os caminhos de Deus, e conhecerás perfeitamente o Onipotente? - E pergunta como quem nega. Noutro lugar (Jr 32,18): Ó Deus grande e poderoso, Senhor dos exércitos é teu nome.

Grande em teus conselhos e incompreensível em teus pensamentos. Enfim, Deus desafia toda palavra: é inefável, pois ninguém pode dizer-lhe um louvor suficiente. Por isso, está escrito (Ecle 43,33): Exaltai-o quanto puderdes, porque ele está acima de todo louvor.

Fonte: http://deus-sacramentado.blogspot.com.br