Páginas

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Ansiedade

A ansiedade é uma doença dos tempos modernos que se espalha pelo mundo devido à insegurança proporcionada pelos conflitos que antes não existiam tão intensamente. Sim, há poucas décadas o perigo do desemprego não era tão presente; os divórcios não ocorriam em números tão elevados; os índices de violência não eram tão alarmantes; o vício das drogas não invadiam os lares tão descaradamente como hoje; as famílias eram mais unidas; a religião era mais importante; etc, etc, etc.
As pessoas estão mais preocupadas com o futuro, com o presente e... com o passado.

Se já passou, já passou. Ninguém tem o poder de alterar o passado. Por que se preocupar tanto com o que já aconteceu? Viver apegado a algo que não podemos mudar?
O futuro a Deus pertence, segundo o dito popular. Ele ainda está por vir. Temos poder de mudar o futuro? Depende do que se fizer hoje.
Então vivamos o presente. A solução para que no futuro tudo transcorra bem é agir corretamente hoje. Semeando bem hoje colheremos bons frutos amanhã.
Não vos preocupeis, pois, com o dia de amanhã: o dia de amanhã terá as suas preocupações próprias. A cada dia basta o seu cuidado.(Mt 6, 34)