Páginas

domingo, 13 de janeiro de 2013

Betânia, local visitado por Jesus


Betânia é um vilarejo que distava cerca de seis quilômetros de Jerusalém, por trás do Monte das Oliveiras. Este local é mencionado várias vezes na Bíblia, como sendo visitada por Jesus.

Betânia é uma palavra grega, de origem hebraica (bét nîyyah, contração de bét nanîyah) cujo significado é a casa de Ananias. Esta aldeia foi fundada pelos judeus quando regressavam do exílio, quando lhe deram o nome de Ana         niah; descendentes de Benjamin estabeleceram-se desde Geba até Macmas, Hai, Betel e em suas aldeias, em Ananot, em Nobe, em Anania. (Ne 11, 31-32)

Lugar cheio de árvores e muito agradável de ficar, propício para o repouso. Nesta aldeia moravam os amigos de Jesus: Maria, Marta e Lázaro. Estes deviam morar numa casinha pobre, muito humilde, com canteiros de verduras para a alimentação de seus moradores. Nestes canteiros tinha vagens, lentilhas, pepinos e outros legumes.

A casa era rodeada de árvores frutíferas, como figueiras e videiras, com muitas sombras. Nos jardins havia rosas; nos terrenos ao redor das casas os carneiros pastavam. Era deste rebanho que vinham as lãs e o leite que se destinava ao fabrico do queijo.

Nestes pomares ou jardins provavelmente ocorreram muitas conversas sobre o reino de Deus. Na casa desta família Jesus muitas vezes se hospedou. Jesus depois de um dia de pregação, distribuição de bênçãos, curas e de atender a muitos pobres e necessitados, sentisse uma necessidade de se recolher, descansar em um lugar acolhedor. Era para Betânia que ele ia, com alguns seguidores ainda a acompanha-lo depois da jornada.

As mulheres, entre elas Maria e Marta, trabalhavam ao ar livre, seja no forno do quintal assando seus pães ou curvada sobre uma tina a lavar roupas grosseiras. Podiam estar cozinhando em panelas de barro.

Maria, com a cabeça coberta por um véu, acende incensos para recepcionar Jesus, que se alimentará de aspargos e espinafre cozidos em óleos finos. Maria conservava em seu jardim plantas  que, após passar por um processo de trituração, produziam óleos e perfumes, perfumes e pomadas. Este mesmo óleo abastecia as lâmpadas que iluminavam a noite.

Marta não descansava, enquanto sua irmã Maria sonhava com o céu. Marta é a dona de casa atarefada, o que era comum naquele tempo. Vendo-a atribulada Jesus lhe diz: Marta, Marta, andas muito inquieta e te preocupas com muitas coisas. (Lc 10,41)

Mais do que uma censura, Jesus quis ressaltar que existem coisas mais importantes com que nos ocupar em nossas vidas. As coisas materiais, as preocupações terrenas não devem prevalecer: no entanto, uma só coisa é necessária; Maria escolheu a boa parte, que lhe não será tirada. (Lc 10,42)

Na casa de Marta e Maria, já sentado à mesa com seus discípulos e com aqueles que já haviam sido curados ou consolados, o Mestre lavou os dedos, abençoou o pão e sobre ele fez a sua prece ao nosso Pai do Céu, salgou o pão e distribuiu os pedaços em redor da mesa. Depois pregou o perdão.

Já Lázaro era amigo de Jesus e irmão de Marta e Maria. Foi este homem a quem Jesus ressuscitou: Depois destas palavras, exclamou em voz alta: Lázaro, vem para fora. E o morto saiu, tendo os pés e as mãos ligados com faixas, e o rosto coberto por um sudário. Ordenou então Jesus: desligai-o e deixai-o ir. (Jo 11, 43-44)

Era em Betânia que morava Simão, o leproso. O nome lhe fora dado porque ele reunia em torno de si os mais miseráveis e abandonados seres humanos. Não havia nenhum trapo humano que Simão não recolhesse e com ele partilhasse da mesma casa e, com estes miseráveis, ele partilhava a mesma mesa. "No fim" dizia ele, "nós todos iremos compartilhar da mesma cama comum, a Terra”.

E foi nesta casa de Simão, o Leproso, que Jesus e seus discípulos se encontravam, quando aproximou-se dele uma mulher trazendo um vaso de alabrasto contendo precioso bálsamo, que lhe derramou sobre a cabeça, enquanto estava ele à mesa. Vendo isto, os discípulos disseram indignados: Para que este desperdício de bálsamo? Poder-se-ia tê-lo vendido por um bom preço e dar o dinheiro aos pobres. Jesus ouviu-os e disse-lhes: Por que molestais esta mulher? É uma ação boa o que ela me fez. Pobres vós tereis sempre convosco. A mim, porém, nem sempre me tereis. Derramando esse perfume em meu corpo, ela o fez em vista da minha sepultura. Em verdade eu vos digo: em toda parte onde for pregado este Evangelho pelo mundo inteiro, será contado em sua memória o que ela fez.

A revolta dos presentes se deu pelo valor do alabrasto e do perfume, muito caros, que podiam ser vendidos a 300 denários, o valor de um ano de salário de um trabalhador. Mas Jesus lembra que ela o ungiu antecipadamente, porque após sua morte, quando as mulheres foram para o ungir, Jesus já tinha ressuscitado.

Citações na Bíblia

Depois os deixou e saiu da cidade para hospedar-se em Betânia. (São Mateus 21, 27)

Encontrava-se Jesus em Betânia, na casa de Simão, o leproso. (São Mateus 26, 6)

Jesus e seus discípulos aproximavam-se de Jerusalém e chegaram aos arredores de Betfagé e de Betânia, perto do Monte das Oliveiras. (São Marcos 11, 1)

Jesus entrou em Jerusalém e dirigiu-se ao templo. Aí lançou-os olhos para tudo o que o cercava. Depois, como já fosse tarde, voltou para Betânia com os Doze. (São Marcos 11, 11)

No outro dia, ao saírem de Betânia, Jesus teve fome. (São Marcos 11, 12)

Jesus se achava em Betânia, em casa de Simão, o leproso. Quando ele se pôs à mesa, entrou uma mulher trazendo um vaso de alabastro cheio de um perfume de nardo puro, de grande preço, e, quebrando o vaso, derramou-lho sobre a cabeça. (São Marcos 14, 3)

Chegando perto de Betfagé e de Betânia, junto do monte chamado das Oliveiras, Jesus enviou dois dos seus discípulos e disse-lhes: (São Lucas 19, 29)

Depois os levou para Betânia e, levantando as mãos, os abençoou. (São Lucas 24,50)

Lázaro caiu doente em Betânia, onde estavam Maria e sua irmã Marta. (São João 11,1)

Ora, Betânia distava de Jerusalém cerca de quinze estádios.  (São João 11, 18)

Seis dias antes da Páscoa, foi Jesus a Betânia, onde vivia Lázaro, que ele ressuscitara. (São João 12,1)

João também menciona Betânia , porém, esta situa-se além do Rio Jordão. Esta Betânia não é a mesma que tentamos retratar aqui, mas é uma localidade que está fora da Terra Santa, em uma margem oriental do Jordão.

Este diálogo se passou em Betânia, além do Jordão, onde João estava batizando. (Jo 1, 28)