Páginas

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

A Igreja: Sinal de Instrumento e Salvação

Por: Claudio Garzaro
http://www.rccdiocesesjbv.com.br



A Igreja é a comunidade dos que aceitam o Cristo, aderem à sua mensagem e a manifestam pelo testemunho pessoal e comunitário de vida. É a comunidade dos cristãos que vivem unidos por uma mesma fé, uma mesma esperança, um mesmo amor. Que refletem e procuram viver o Evangelho e caminham na busca de comunhão com o Pai e com os irmãos, tendo como centro de unidade a Cristo.

Como surgiu?

No decorrer da vida de Cristo muitas pessoas aderiram a Jesus Cristo e o seguiram. Cristo os chama o os convoca. Prepara-os através do ensino, do testemunho, da vivência. Eram os 12 apóstolos. No Evangelho de São Mateus, capitulo 4,18-22, vemos Cristo chamando Pedro e André e estes abandonam tudo e o seguem.


Com este grupo Cristo convive, trabalha, fala-lhes do reino de Deus, da boa-nova que lhes traz. Faz com que tomem mais consciência de si, da comunidade que estão formando e aos poucos também da missão que lhes cabe e um dia os envia a pregar.

Mas a partir da ressurreição é que entendem todo o significado da convivência, das palavras de Cristo e da missão para qual estavam sendo preparados. Tornam-se bem mais conscientes, refletem em conjunto, creem e, através desta fé, testemunham o Cristo ressuscitado. Vivem no amor e na unidade, na justiça, na paz e fraternidade. Isto é Igreja. "Igreja que Cristo quis e quer."

A Igreja não é uma construção, um templo, nem só um conjunto de normas ou uma simples instituição da qual precisamos algumas vezes na vida (por ocasião do Batismo, da Crisma, do Matrimônio, etc.), mas a Igreja É uma comunidade de pessoas que procuravam viver o seu Batismo e é pelo Batismo que fomos inseridos nesta Igreja. Tornamo-nos participantes desta comunidade que crê, que procura dar testemunhos de sua fé. Nesta Igreja precisamos concretizar a mensagem de Cristo, transformando o mundo para que seja sempre mais cristão e caminhe segundo a Vontade do Pai, (claro reconhecendo sempre nossas fraquezas e limitações, pois somos também pecadores...).

E assim podermos dizer que Igreja somos todos nós.

A Igreja, através dos cristãos tem como missão:

Ser um sinal de fé e esperança; Ser luz no meio das trevas, do pecado, do egoísmo, das injustiças irradiando paz, justiça e fraternidade;
Fazer com que aconteça o reino de Deus; Ser sinal de libertação.

O Texto conclusivo da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, mais conhecido por Documento de Aparecida, nos convida a sermos discípulos Missionários de Jesus, "Luz do Mundo", onde nos diz: "Os fiéis leigos são os cristãos que estão incorporados a Cristo pelo Batismo, que formam o povo de Deus e participam das funções de Cristo: sacerdote, profeta e rei”.

Realizam, segundo sua condição, a missão de todo o povo cristão na Igreja e no mundo, são "Homens da Igreja no coração do mundo, e Homens do mundo no coração da Igreja". (DA, nº 209) e conclui dizendo: "Para cumprir sua missão com responsabilidade pessoal, os leigos necessitam de SÓLIDA FORMAÇÃO DOUTRINAL, PASTORAL, ESPIRITUAL E ADEQUADO ACOMPANHAMENTO PARA DAREM TESTEMUNHO DE CRISTO E DOS VALORES DO REINO NO ÂMBITO DA VIDA SOCIAL, ECONÔMICA, POLÍTICA E CULTURAL (DA,212).

Seguir uma religião, uma Igreja é isto. Mas não é só. Religião é um caminho que nos leva a viver bem com Deus Pai, Deus Filho e Deus Espirito Santo, com os irmãos e nós mesmos. A religião nos coloca em estado de paz e unidade com Deus, os irmãos e nós mesmos. O próprio Jesus Cristo se definiu, dizendo: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida" (Jo14,6). Diante disto podemos responder que religião é um caminho para nós vivermos bem.