Páginas

domingo, 28 de fevereiro de 2016

Santos e Beatos do dia 28 de fevereiro

Comemoração dos santos presbíteros, diáconos e muitos outros, que, em Alexandria, no tempo do imperador Galieno, quando grassava um surto fortíssimo de peste, voluntariamente foram ao encontro da morte ao assistirem os que eram atingidos pela epidemia; por isso a piedade dos fiéis se habituou a venerá-los como mártires. † 262.

Santo Hilário. Papa. † 468. Escreveu cartas sobre a fé católica, pelas quais confirmou os concílios de Niceia, de Éfeso e de Calcedónia, enaltecendo o primado da Sé Romana. Roma, Itália.

Santo Osvaldo. Bispo. † 992. Foi cônego e depois monge; governou a Igreja de Worcester e mais tarde a de York. Instituiu em muitos mosteiros a Regra de São Bento e foi um mestre afável, generoso, alegre e de grande sabedoria. Worcester, na Inglaterra.

Beata Antônia de Florença. Viúva. † 1472. Fundadora e primeira abadessa do mosteiro do Corpo de Cristo com a observância da primeira Regra de Santa Clara. L’Áquila, Itália.

Santo Augusto Chapdelaine. Presbítero da Sociedade das Missões Estrangeiras de Paris e mártir. † 1852. Preso pelos soldados com muitos neófitos por ser o primeiro a semear a fé cristã nesta região, foi flagelado com trezentos açoites e metido numa pequena gaiola e finalmente morreu decapitado. Xilinxian, China.

São Romão. Abade. † 463.  Com apenas uma Bíblia, vivia nos montes desertos de Lion.  Foi localizado por seu irmão Lupicino, depois de alguns anos. Romão tinha se tornado um monge eremita. Aceitou o irmão como seu aluno e seguidor, apesar de possuírem temperamentos opostos. A eles se juntaram muitos outros . Por isso teve de fundar dois mosteiros masculinos, um em Condat e outro em Lancome. Depois construiu um de clausura, feminino, em Beaume.

Marina e Kira. Virgens. † séc V. Em Bereia, na Síria, viveram num lugar estreito e fechado a céu aberto, sem sequer um modesto manto, observando o silêncio e recebendo por uma janelinha o alimento necessário.

São Protério. Bispo e mártir. Patriarca de Alexandria. † 457. 

Beato Timóteo Trojanowski. Sacerdote e mártir. † 1942. Preso e morto no campo de concentração de Auschwitz por haver confessado sua fé. Polônia.

Beato Daniel Brottier. † 1936. Sacerdote. Dedicou a sua vida a trabalhar pelos menos afortunados. Assumiu a direção da Casa dos Órfãos Aprendizes de Auteuil, que chegou a cuidar de mais de mil e quatrocentos jovens abandonados. Fundou também a União Nacional dos Antigos Combatentes, que chegou a receber mais de dois milhões de associados. Foi canonizado pelo papa João Paulo II, em 1984. Paris, França.

Santos Caio, Cereal, Túpolo e Serapião. Martirizados em Alexandria do Egito, provavelmente no século III.

São Maidoc. Bispo e abade galês do século VI.

São Ruellin. Bispo de Tréguier, França. † séc. VI.

São Silvano. † 610. Discípulo de são Comgall, abade de Bangor.

Beata Vilhena de Boti. † 1360. Terceira dominicana. Após um casamento forçado, pois desejava tornar-se freira, levou uma vida mundana pouco edificante. Certo dia, ao mirar-se no espelho, viu refletida a figura do demônio. Mudou de vida dedicando-se às obras de caridade.

Beatos Pablo Uchibori e 15 companheiros. † 1627. Ofereceram suas vidas e de seus familiares em nome da fé em Jesus Cristo.  Foram beatificados em 24 de novembro de 2008 no pontificado de Bento XVI. Nagasaki, Japão.

Beato Carlo Gnocchi. Presbítero e Fundador. † 1956. Conhecido como “o apóstolo dos mutilados”, por sua dedicação aos mutilados de guerra. Fundou a sua obra máxima, a “Fundação Pro Iuventute”, hoje chamada Obra Don Gnocchi. Milão, Itália.