Páginas

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Santos e Beatos do dia 25 de fevereiro

São Nestor. Bispo de Magido e mártir. +250. Preso durante a perseguição do imperador Décio, foi condenado pelo governador da província a morrer na cruz, para que sofresse o mesmo suplício do Crucificado. Perga, atual Turquia.

São Cesário de Nazianzo. Confessor e médico, irmão de São Gregório de Nazianzo. +369.  Nazianzo, atual Turquia.

Santa Adeltrudes. Virgem e abadessa. +526. Maubeuge, atual França.

Santa Valburga
Santa Valburga. Virgem e abadessa. +779. A pedido de São Bonifácio e dos seus irmãos São Vilebaldo e São Vinebaldo, veio da Inglaterra para a Alemanha, onde dirigiu dois mosteiros, um de monges e outro de monjas. Francónia, atual Alemanha.

São Gerlando de Agrigento. Bispo. +1100. Reorganizou a sua Igreja, liberta do poder dos Sarracenos. Agrigento, Itália.

Beato Roberto de Abrissel. Presbítero. +1116. Congregou dois mosteiros em Fontevrault, um para homens e outro para mulheres, sob a direção de uma abadessa. Orsan, atual França.

Beato Avertano. Peregrino e religioso da Ordem dos Carmelitas. +1386. Lucca, hoje na  Itália.

Beato Sebastião Aparício. +1600. Pastor de ovelhas que emigrou da Espanha para o México, onde ganhou fortuna que aplicou no auxílio aos indigentes e, depois de ter enviuvado duas vezes, foi recebido na Ordem dos Frades Menores e morreu quase centenário.

Beato Domingos Lentíni. Presbítero. +1828. Desempenhou até à morte um frutuoso e multiforme ministério, sustentado numa vida de humildade, oração e penitência. Lucânia, hoje na Itália.

Beato Diogo Yuki Ryosetsu. Presbítero da Companhia de Jesus e mártir. +1636. Osaka, Japão.

Beata Maria Adeodata (Teresa) Pisáni. Virgem da Ordem de São Bento. Abadessa do mosteiro de São Pedro.+1855. Exerceu seu ofício cuidando dos pobres e dos abandonados e contribuindo com isso para proveito espiritual da própria comunidade.
Mdina, ilha de Malta.

São Lourenço Bai Xiaoman. Mártir. +1856. Operário e neófito, que preferiu ser flagelado e degolado a negar a Cristo.  Xilinxian, China.

Beato Ciríaco Maria Sancha y Hervás. Bispo e fundador da Congregação das Irmãs da Caridade do Cardeal Sancha. +1909. Toledo, Espanha.

São Turíbio Romo Gonzalez. Presbítero e mártir. +1928. Durante a perseguição religiosa, foi morto em ódio ao sacerdócio. Tequila, México.
   
Santos mártires Luís Versíglia, bispo, e Calisto Caravário, presbítero da Sociedade Salesiana. +1930. Sofreram o martírio por ter dado assistência cristã aos fiéis que lhes estavam confiados. Schaoguan, China.
  
Beata Maria Ludovica (Antonina De Angelis). Virgem da Congregação das Filhas de
Nossa Senhora da Misericórdia. +1962. Dedicou com espírito materno ao cuidado e formação das crianças e dos enfermos e pela sua diligente atenção aos necessitados num hospital se mostrou como um sinal da benignidade de Deus. La Plata, Argentina.

São Vitorino e companheiros. Mártires.

São Edilberto de Kent.

São Tarásio. Bispo.+806. Fundou um mosteiro em Bósforo, na Ásia, e abriu um hospital e vários abrigos para os pobres, que ele recebia à sua mesa como convidados, servindo ele próprio um por um.


Beato Constâncio de Febrânio.