Páginas

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Santos e Beatos do dia 22 de fevereiro

Festa da Cadeira de São Pedro, Apóstolo, a quem o Senhor disse: «Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja». No dia em que os Romanos costumavam honrar a memória dos seus defuntos, celebra-se o dia natal de São Pedro na Cadeira apostólica, que é venerada com o seu monumento no Vaticano e tem a missão de presidir à assembleia universal da caridade.

São Papias, bispo. Em Hierápolis, atual Turquia, tendo sido ouvinte de São João o Presbítero e companheiro de São Policarpo, explicou sabiamente as palavras do Senhor. + séc. II.

São Pascásio, memorável pela sua sabedoria e santidade de vida. +séc. IV.

São Maximiano, bispo, que cumpriu fielmente o seu ministério pastoral e combateu contra os hereges pela unidade da Igreja. + 556. Ravena, Itália.

Beata Isabel de França, virgem. Irmã do rei Luís IX, renunciou às núpcias régias e aos prazeres do mundo e fundou um convento das Irmãs Menores, com as quais serviu a Deus em humildade e pobreza. + 1270. Longchamp, França.

Santa Margarida de Cortona, fortemente comovida pela morte do seu amante, lavou com uma salutar vida de penitência as manchas da sua juventude e, recebida na Ordem Terceira de São Francisco, se retirou na admirável contemplação das realidades celestes e foi favorecida por Deus com carismas extraordinários. +1297. Cortona, hoje Itália.

Beato Diogo Carvalho, presbítero da Companhia de Jesus e mártir. Depois de diversos ultrajes, cárceres e duras caminhadas em pleno inverno, submetido finalmente ao suplício da água gelada, com fé inquebrantável morreu por Cristo com muitos companheiros. + 1624. Xendai, cidade do Japão

Beata Maria de Jesus (Emilia d’Oultremont d’Hooghvorst), que, na Bélgica, sendo mãe de quatro filhos e ficando viúva, sem de modo algum negligenciar os cuidados maternos, se dedicou à constituição e direção da Sociedade das Irmãs de Maria Reparadora e, confiando no auxílio divino, superadas não poucas enfermidades, concluiu piedosamente a sua peregrinação terrena quando regressava à sua pátria. Florença, na Etrúria, hoje na Toscana, região da Itália.

Santos Talássio e Lineu. Eremitas sírios do século V.

Beato Estevão Vicente Frelechowski. Sacerdote e mártir.

Santa Joana Maria Bononi nasceu em Aciago, na diocese de Vicenza, Itália, em 1606. Em 1621 ingressou no convento das Beneditinas de Bassano. Foi nomeada mestra de noviças e eleita abadessa da comunidade. Chamada de louca e de visionária, foi acometida por terríveis doenças, como a lepra, que muito a fez sofrer. Temendo o contágio, suas companheiras a abandonaram, prestando-lhes os serviços estritamente necessários. Faleceu no dia 22 de fevereiro de 1670, com 65 anos de idade. Foi canonizada pelo papa Pio VI, no dia 2 de junho de 1783.

Santo Abílio. +98. Terceiro bispo de Alexandria do Egito.

Beato Ângelo Portasole, +1386, dominicano de Perúgia; bispo de Iglesias, na Sardenha, morto em Ischia.

Santo Aristião, missionário na ilha de Chipre. Martirizado no séc. I, em Salamina.

Santo Atanásio, +818, abade de Paulopetrion, próximo a Nicomédia.

São Baradato, +640. Eremita sírio, que Teodoreto denomina “o admirável”.

Santo Elwin ou Élvis. Monge irlandês, missionário na Cornualha, no século VI.

Santos Sincrota, Antígono, Rutílio, Líbio, Senerota e Rogaciano. Martirizados no século IV, em Sírmio, na Panônia, atual Sérvia.