Páginas

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Santos e Beatos do dia 17 de Fevereiro

Sete Santos Fundadores dos Servitas. Em Florença, por volta de 1245, sete comerciantes abandonaram os negócios, suas casas e distribuíram os bens aos pobres. Construíram uma pequena casa e um oratório dedicado à Virgem, de quem se disseram Servos - a Ordem dos Servos de Maria - adotando a Regra de Santo Agostinho. Foram eles: São Bonfíglio Monaldi, São Manetto del Ántella, São Bonaiuto Manetti, Santo Amadio Amidei, São Sostenio e São Ugoccio Ugoccioni, São Aleixo Falconieri.

Beato Antônio Leszczewicz, presbítero e mártir. +1943. Religioso da Congregação da Companhia  de Maria, martirizado em Rzeszow, Polônia, durante a ocupação militar, por causa de sua fé em Cristo.

Beato Reginaldo de Orleans

São Teodoro de Tiro. +311 que, no tempo do imperador Maximiano, pela confissão da fé cristã, foi duramente flagelado e encerrado no cárcere e, finalmente, entregue para ser queimado nas chamas.

São Bonoso, bispo, +373. Com Santo Hilário de Poitiers, trabalhou com zelo e sabedoria para que nas Gálias se conservasse a integridade da fé.

São Mesróbio, +440. Evangelizador dos Arménios. Discípulo de São Narsés e escriba no palácio real, se fez monge; criou um alfabeto para ensinar ao povo a Sagrada Escritura, traduziu o Antigo e o Novo Testamento e compôs hinos e cânticos em língua armena.

São Fintano, abade, +440. Fundador do mosteiro de Clúain Ednechbio, célebre pela sua austeridade.

São Flaviano, bispo de Constantinopla, hoje Istambul, na Turquia, +449. Ao defender a fé católica no Concílio de Éfeso, foi ferido com punhadas e pontapés pelo ímpio Dióscoro e morreu pouco tempo depois no exílio.

São Finano, bispo e abade, +656, na região da Notúmbria, atual Inglaterra, evangelizador.

São Silvino de Auchy, bispo. + séc. VIII.

São Constável, abade do mosteiro de Cava de Tirréni, na Campânia, região da Itália. + 1124.

Santo Evermodo de Ratzerburg, bispo, + 1178. Discípulo de São Norberto na Ordem Premonstratense e trabalhou na obra da conversão dos Vendos.

Beato Lucas Bellúdi, + 1286. Presbítero da Ordem dos Menores, que foi discípulo e companheiro de Santo Antônio.

Beato Matias Shobara Ichizaemon, mártir, +1624.

São Pedro Yu Chong-nyul, mártir, pai de família, +1866. Enquanto lia de noite o Evangelho aos fiéis na casa de um catequista, foi preso e, torturado até à morte, morrendo por Cristo.

Beato Antônio Lesczewicz, presbítero da Congregação dos Clérigos Marianos e mártir, +1943. Durante a ocupação militar da Polônia, em tempo de guerra, foi queimado pelos perseguidores da Igreja por causa da sua fé em Cristo.

Beato Federico de Berga e 25 companheiros leigos da Ordem dos Frades Menores Capuchinos. Região da Catalhuna, Espanha. Assassinados em 1936.