Páginas

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Santos e Beatos do dia 26 de fevereiro

Santo Alexandre do Egito
Santo Alexandre do Egito.  Bispo. † 326.  Designado bispo de Alexandria depois de São Pedro, excluiu da comunhão da Igreja o seu presbítero Ario, pervertido pela ímpia heresia e afastado da verdade divina e, mais tarde, com mais trezentos e dezoito Padres, o condenou no Primeiro Concílio de Niceia.

São Faustiniano de Bolonha. Bispo. † séc. IV. Pela palavra da pregação, fortaleceu e fez crescer esta Igreja atormentada pela perseguição. Bolonha, região da Itália

São Porfírio de Gaza. Bispo e confessor.  † 421. Viveu como anacoreta cinco anos no deserto de Cete e outros cinco na Transjordânia, com grandes manifestações de bondade para com os pobres. Depois, ordenado bispo de Gaza, abateu muitos templos dedicados aos ídolos. Gaza, Palestina.

Santo Agrícola. Bispo. † 594. Em Nevers, cidade da Nêustria, hoje na França.

São Vítor. Eremita, louvado nos escritos de São Bernardo. † séc. VII. Arcis-sur-Aube, hoje também na França.

Santo André. Bispo. † séc. IX. Florença, Itália.

Beato Roberto Drury. Presbítero e mártir. † 1607. Acusado falsamente de conspiração contra o rei Jaime I, revestido com o hábito eclesiástico para mostrar a sua dignidade sacerdotal, sofreu por Cristo o suplício do patíbulo na praça de Tyburn, em Londres, cidade da Inglaterra.

Santa Paula de São José Calasanz (Paula Montal Fornés). Virgem e fundadora do Instituto das Filhas de Maria das Escolas Pias. † 1889. Olesa de Montserrat, povoação da província de Barcelona, na Espanha.

Beata Piedade da Cruz (Tomasina Ortiz Real). Virgem e fundadora da Congregação das Irmãs Salesianas do Sagrado Coração de Jesus. Por amor de Deus se consagrou diligentemente à formação e catequese dos pobres. Alcantarilla, Espanha.