Páginas

sábado, 27 de fevereiro de 2016

Santos e Beatos do dia 27 de fevereiro

Santos Julião e Euno. Mártires. † séc. III. Mortos na perseguição do imperador Décio. Julião, por ser enfermo de gota não podia andar nem estar de pé, foi apresentado ao juiz, juntamente com dois servos que o levaram numa cadeira. Um deles, com medo, renegou a fé; o outro, chamado Euno, perseverou com o seu senhor na confissão de Cristo. Conduzidos ambos por toda a cidade montados em camelos, à vista de todo o povo foram flagelados até à morte. Alexandria, no Egito.

São Gabriel de Nossa Senhora das Dores
São Besas.  Mártir. Soldado. † séc. III. Tentou conter os que insultavam os santos mártires anteriormente mencionados, foi denunciado ao juiz e, perseverando firme na fé, foi decapitado. Alexandria, no Egito.

São Baldomero. Subdiácono, homem consagrado a Deus. † 660. Exerceu o ofício de ferreiro, por isso é venerado como padroeiro dos ferreiros. Lião, hoje na França.

Santos Basílio e Procópio Decapolita. Monges. † 741. No tempo de Leão o Isáurico, defenderam vigorosamente o culto das sagradas imagens. Constantinopla, hoje Istambul, na Turquia.

São Gregório. Monge e doutor da Igreja. † 1005. Evangelizador dos Armenos, ilustre pela doutrina, escritos e ciência mística. Mosteiro de Narek, Arménia.

São Lucas. Abade do mosteiro do Santíssimo Salvador, sob a regra dos monges orientais. † 1149. Messina, Itália.

Santa Ana Line. Viúva e mártir. † 1601. Depois de ter morrido o esposo no exílio por causa da fé católica, conseguiu arranjar uma casa para os sacerdotes, e por isso, no reinado de Isabel I, foi enforcada no patíbulo de Tyburn. Com ela padeceram o suplício também os beatos presbíteros e mártires Marcos Barkworth, da Ordem de São Bento, e Rogério Filcock, da Companhia de Jesus, dilacerados à espada quando ainda estavam vivos. Londres, Inglaterra.

Beato Guilherme Richardson. Presbítero e mártir. † 1603. Por causa do seu sacerdócio foi enforcado no patíbulo de Tyburn, sendo o último mártir do reinado de Isabel I. Londres, Inglaterra.

Beata Francisca Ana de Nossa Senhora das Dores (Francisca Maria Cirer Carbonell). Virgem.  † 1855. Não sabendo ler nem escrever, mas animada pelo zelo divino, fundou a Comunidade das Irmãs da Caridade. Sencelles, Espanha.

São Gabriel de Nossa Senhora das Dores (Francisco Possénti). Acólito. † 1862. Entrou ainda adolescente na Congregação dos Padres Passionistas sendo ainda adolescente e morreu como acólito aos 24 anos.  Foi beatificado por Pio X em 1908 e canonizado por Bento XV, em 1920. Ísola del Gran Sasso, Itália.

Beato José Tous y Soler. Presbítero da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. † 1871. Fundador da Congregação das Irmãs Capuchinhas do Divino Pastor. Barcelona, Espanha.

Beata Maria de Jesus Deluil Martiny. Virgem. † 1884. Fundou a Congregação das Filhas do Coração de Jesus e, ferida mortalmente por um homem violento, concluiu com o derramamento do seu sangue uma vida intimamente unida à Paixão de Cristo. Marselha, França.

Beata Maria da Caridade do Espírito Santo (Maria Josefa Carolina Brader). Virgem. † 1943. Soube conciliar a vida contemplativa com a atividade missionária e fundou a Congregação das Irmãs Franciscanas de Maria Imaculada, para promover a formação cristã do povo. Pasto, Colômbia.

São Nicéforo. Mártir. † Século III. O Martirológio Romano registra outro santo com esse nome, que viveu mais de seis séculos depois. Antioquia, atual Síria.

Santa Eduviges de Polônia. Leiga. † 1399. Herdou o reino da Polônia e se casou com Jagiello, de família nobre da Lituânia, que recebeu em batismo o nome de Ladislao. Introduziu a fé católica no território da Lituânia.

Santa Honorina. Virgem e Mártir. Uma das primeiras mártires da Gália. Não existem muitas informações sobre a santa, e as que existem são imprecisas. † data incerta. Rouen, hoje na França.

São Gregorio de Narek. Doutor da Igreja. † 1005. Ilustre por sua doutrina, seus escritos e sus sabedoria mística. Narek, Turquia.

São Leandro. Bispo e Confessor.  † 596. Irmão mais velho dos santos Isidoro, Fulgêncio e Florentina. Ingressou igualmente em um mosteiro, na Espanha.­ Enviado em missão a Constantinopla, teve como amigo Gregório Magno. Arcebispo de Sevilha, auxiliou na conversão dos visigodos arianos, convocou os dois sínodos de Toledo, unificou a liturgia na Espanha, converteu santo Hermenegildo.

São Taleleu. Eremita. † 450.  Responsável pela conversão de muitos pagãos. Gábala, na Síria.

Santo Alnoto de Stowe. Eremita e mártir. † 675. Stowe, Inglaterra.

São Hipólito de Jura. Abade e Bispo. † 770.

São João de Gorze. Abade beneditino. † 975. Executou várias missões que lhe foram confiadas pelo imperador Oto I. Eleito superior da abadia de Gorze, nela introduziu sábias reformas. 

Beato Ladislau Bathory. Eremita. † 484. Traduziu a Bíblia para o húngaro. Budapeste, Hungria.

São Comagan. Abade de Glenthsen. † 565.

Beato Emanuel. Monge cisterciense; mais tarde, bispo de Cremona. † 1290.

Beato Augusto Chapdelaine. Sacerdote das Missões Estrangeiras de Paris. Missionário martirizado na China. † 1856.