Páginas

domingo, 21 de fevereiro de 2016

Santos e Beatos do dia 21 de fevereiro


Santo Pedro Damião - + Itália, 1072. Em 1828 o papa Leão XII declarou Santo Pedro Damião e o proclamou também doutor da Igreja. Como sofria de insônia e frequentes enxaquecas, é invocado pelos que padecem dessas enfermidades

Beata Maria Henriqueta Dominici, virgem, +1894. Religiosa da Congregação das Irmãs de Sant’Ana e da Providência, ocupou durante trinta anos cargos de mestra de noviças e priora em Turim.

São Germano de Granfel, abade, +667. Morreu tentando defender os vizinhos do mosteiro de um ataque de salteadores, juntamente com o monge São Randoaldo, despojado das suas vestes e atravessado por uma lança.

São Roberto Southwell, mártir, +1595, presbítero da Companhia de Jesus e mártir. Compôs hinos espirituais e por causa do sacerdócio, foi preso e torturado por mandado da rainha Isabel I, consumando o martírio na forca de Tyburn.       

Beato Natal Pinot, presbítero e mártir, +1794. Morto e executado durante a revolução francesa.

Beato Tomás Portmort, presbítero e mártir. +1592. No reinado de Isabel I, cruelmente torturado no cárcere por causa do seu sacerdócio, consumou o martírio no suplício da forca junto à catedral de São Paulo.

Santo Eustaquio (Eustacio) de Antioquía, bispo e mártir, +338. célebre pela sua sabedoria, que, no tempo do imperador ariano Constâncio, por defender a fé católica, foi condenado ao exílio em Trajanópolis, atual Bósnia, onde adormeceu no Senhor.

Baltasar Uchibori, António Uchibori e Inácio Uchibori, mártires. +1627, em Shimabara, no Japão.

São Severiano, Bispo de Escitópolis e Mártir, +451.

Pepino de Landen, Duque de Brabante, +646.

São Jorge de Amástrides, bispo e mártir.