Páginas

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Dízimo: A organização. O que se verifica é que ela nos falta na comunidade.


Ezequias faz uma reforma geral na mentalidade do povo judeu, no Templo. Purifica o Templo e quer pessoas puras para o trabalho de animação. Ezequias reúne as pessoas e dá as suas funções de acordo com suas qualidades, capacidades, "...A assembleia ofereceu sacrifícios de ação de graças, e os que tinham o coração generoso levaram holocaustos" (2 Cr 29, 31).

O culto a Deus para ser perfeito deve ser feito sem profanação. Acontece porém que muitos católicos acreditam em coisas destoantes da sua fé.

Hoje somos chamados a ser dizimistas, e como está o nosso dízimo? Será que não estamos necessitando de uma reforma na mentalidade religiosa? Será que já refletimos sobre tudo o que acontece com o dízimo na comunidade?

Não adianta querer que as pessoas entendam o dízimo se ainda não o vivemos de verdade, isto é, os agentes de pastoral do dízimo e demais leigos comprometidos. Um dia me disseram: "Hoje temos medo de fazer a experiência do dízimo e por isso temos dificuldades em passar com segurança o que aprendemos".

Muita coisa deixa de ser feita não por falta de recursos, mas por não ser considerada indispensável" (José E. Mindlin).

O mesmo acontece com a importância que damos à formação de nossos agentes, e, muitas vezes pela não importância aos colaboradores do dízimo comunitário.

Ambos merecem muita atenção. Podemos elencar uma receita de investimentos aos agentes de pastoral da seguinte forma:

Identifique claramente todos os dizimistas. A visita pessoal é fundamental e de grande importância;

Conheça as suas necessidades, tanto a dos agentes como a dos contribuintes;

Supere as expectativas dos dizimistas aplicando bem o dinheiro do dízimo e fazendo com que todos sintam a sua aplicabilidade na pastoral da comunidade;

Incentive as formas de aproximação dos dizimistas para que eles se sintam em consonância com a comunidade paroquial;

Sempre que achar necessário, ouça o que os dizimistas tem para dizer à comissão do dízimo para que o trabalho não fique restrito a ela.

"OS DIZIMISTAS ESTÃO SATISFEITOS COM O SEU MODO DE APLICAR E INVESTIR NA PASTORAL?"

Fonte : Pe. Jeronimo Gasques