Páginas

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Deus quer salvar sua família



Leitura fascinante a do livro Homem e Mulher em Sintonia, escrito pelo padre Jonas Abib (Ed. Canção Nova). Resolvi relê-lo no momento em que completo 15 anos de matrimônio. Releio com um novo olhar, bastante influenciado pela segunda leitura da missa do 21º Domingo Comum, a da carta de São Paulo aos Efésios, três dias após o aniversário de casamento: “Maridos, amai as vossas mulheres, como o Cristo amou a Igreja e se entregou por ela” (Ef 5, 25)

Tanta gente afirma que atualmente a humanidade está distante de Deus e por isso o mal assume proporções alarmantes. Mas, de acordo com Pe Jonas, a geração de Noé também estava afundada no pecado. A terra estava corrompida e violenta. Porém o Senhor viu em Noé uma pessoa merecedora de Suas graças.


E disse: “Exterminarei da superfície da terra o homem que criei, e com ele os animais, os répteis e as aves dos céus, porque eu me arrependo de os haver criado.” Noé, entretanto, encontrou graça aos olhos do Senhor. Esta é a história de Noé. Noé era um homem justo e perfeito no meio dos homens de sua geração. Ele andava com Deus. Noé teve três filhos: Sem, Cam e Jafet. A terra corrompia-se diante de Deus e enchia-se de violência. Deus olhou para a terra e viu que ela estava corrompida: toda a criatura seguia na terra o caminho da corrupção. (Gn 6, 7-12)

Mas não é porque o mundo se envolve na sujeira que nós devemos deixar que esta imundície nos atinja e conduza nossas vidas. Quando eu era menino costumávamos dizer que quando todos faziam algo, geralmente errado, e diziam: “vamos, tudo mundo vai”, respondíamos “e se botarem a cabeça no trilho do trem você bota também?”. Era a forma de dizer que não era porque todos faziam algo que isto era certo, e que eu tinha a opção de não fazer porque achava errado ou inadequado. Ou seja, não deveríamos ser uma Maria que vai com as outras.

Converso muito com minha filha adolescente sobre esta questão de querer acompanhar modas. Antes a moda era mais direcionada ao vestuário. Agora vai além, envolve atitudes que agridem o corpo e o íntimo das pessoas.

A moda das tatuagens, onde as pessoas para se diferenciarem das demais marcam todo o corpo, não se contentam mais com tatoos discretas. Tem que ser chamativa, apelativa mesmo. E quem não se tatua está por fora, out. A moda de consumir drogas, estas cada vez mais letais, invade as festas. Ser virgem significa ser um alien, algo totalmente anormal. A quantidade de jovens grávidas é algo chocante. Mesmo as que ainda são virgens devem mentir para que sejam identificadas como uma igual, pertencente ao grupo. Isto apenas para ficar nas armadilhas montadas para os jovens. As situações para os adultos não é diferente: a mulher deve fazer cirurgia plástica, o homem deve ser uma máquina sexual, todos devem andar na moda, frequentar lugares in, possuir celulares que fazem tudo etc. Todos devem se moldar ao mundo ou se tornam párias da sociedade corrompida.

O mundo voltou a ficar contaminado como no tempo de Noé. Será que Deus vai querer lavar a face da terra de novo?  E se for este o Seu desejo como ficaremos nós que decidimos colocar Cristo como centro de nossas vidas?

O Senhor sempre reconhece aqueles que o amam e não se deixam levar pelas ondas mundanas. Ele poupou Lot e sua família:

Os dois homens disseram a Lot: “Tens ainda aqui alguns dos teus? Genros, ou filhos, ou filhas, todos os que são teus parentes na cidade, faze-os sair deste lugar, porque vamos destruir este lugar, visto que o clamor que se eleva dos seus habitantes é enorme diante do Senhor, o qual nos enviou para exterminá-los.” Saiu Lot, pois, para falar a seus genros, que tinham desposado suas filhas: “Levantai-vos, disse-lhes, saí daqui, porque o Senhor vai destruir a cidade.” Mas seus genros julgaram que ele gracejava. Ao amanhecer, os anjos instavam com Lot, dizendo: “Levanta-te, toma tua mulher e tuas duas filhas que estão em tua casa, para que não pereças também no castigo da cidade.” E, como ele demorasse, aqueles homens tomaram pela mão a ele, a sua mulher e as suas duas filhas, porque o Senhor queria salvá-los, e o levaram para fora da cidade. Quando já estavam fora, um dos anjos disse-lhe: “Salva-te, se queres conservar tua vida. Não olhes para trás, e não te detenhas em parte alguma da planície; mas foge para a montanha senão perecerás.” Lot disse-lhes: “Oh, não, Senhor! Já que vosso servo encontrou graça diante de vós, e usastes comigo de grande bondade, conservando-me a vida, vede, eu não me posso salvar na montanha, porque o flagelo me atingiria antes, e eu morreria. Eis uma cidade bem perto onde posso abrigar-me. É uma cidade pequena e eu poderei refugiar-me nela. Permiti que o faça – ela é pequena – e terei a vida salva.” Ele disse-lhe: “Concedo-te ainda esta graça: não destruirei a cidade a favor da qual me pedes.

Isto quer dizer que os justos poderão alcançar a Salvação, não apenas a sua, mas de toda a sua família. Salve-se e a sua casa. Deixe, a partir de já, Deus conduzir a sua vida. Pode ser que a tarefa, inicialmente, seja bastante difícil. E é difícil. As coisas do mundo são sedutoras.  E estamos todos respingados de sujeira mundana. Mas após vários “banhos eucarísticos” estaremos limpos e cheirosos para Aquele que te chama insistentemente.

Saiba que o Senhor nunca desistirá de nós. Padre Jonas no livro citado nos diz que “Deus escolheu um anjo para curar, salvar e libertar o seu casamento.” (pág. 19 da 14ª dição) Sempre que precisarmos ele virá em nosso socorro, sempre que necessário podemos recorrer a ele através da oração. A obediência a Deus nos trará, como consequência, a vitória.

O que Deus planejou para nós, seus filhos amados, é uma vida digna. Deixemos de lado todo e qualquer resquício de mentalidade mundana e agarre-se com Deus que tudo mudará, com certeza. Deus acredita em você e sabe que você quer salvar-se e, também, salvar sua família.

Não importa o que você e sua família vivenciaram até o dia de hoje, sujando-se com as coisas do mundo, talvez. Revejam sua forma de viver. Passem a limpo suas vidas, reescrevem seu futuro. Acreditem que tudo mudará, claro, para melhor.

Mudem de vida. A família, que é Igreja Doméstica, deve ser santa. O casamento deve ser santo. A sexualidade do casal deve ser santa.

Você pode mudar e com Deus isto é possível. Vejam os exemplos de Paulo, antes Saulo, Francisco de Assis, Agostinho... Exemplos mais recentes de mudanças radicais existem em nossas próprias paróquias de famílias que viviam nos vícios e após experimentarem um encontro com Cristo mudaram suas vidas. São testemunhos lindos de quem acreditou nas promessas de Cristo. Para Deus nada é impossível.

Se você ainda não acredita, te conto um testemunho que tive a graça de escutar: uma pessoa falou que jamais se ajoelharia diante do Santíssimo, a não ser que estivesse com as pernas quebradas. Esta pessoa, hoje, é Ministro da Eucaristia. Esta família trabalha para salvar-se.

Para terminar esta mensagem:

“A oração e a missa são como âncoras para salvar você e toda sua família. Se você se casou e não tinha Deus, agora já pode tê-Lo. Ele mesmo o chama de volta.” (Pág. 24)”