Páginas

domingo, 12 de agosto de 2012

Aos pais


Meu pai-árvore:

Tronco pleno de seiva nutritiva, modelo de retidão.

Raízes profundas, fincadas no amor e na hombridade;

galhos frondosos a espraiar agasalho e frescores.



Meu pai-instrutor:

Farol que ilumina a caminhada pelo tortuoso trânsito da vida,

ensinando a estacionar, a reduzir a marcha, a respeitar os sinais,

a brecar sem risco, a seguir em frente, sem atropelos e com fé.



Meu pai-ourives:

Cadinho que faz o metal informe transformar-se em joias,

embora, algumas vezes, não tão perfeitas com ele as deseja,

mas o buril de Cronos ajuda a aprimorá-las.



Meu pai-escultor:

Goiva que apara as arestas com precisão e brandura,

para a madeira bruta tomar forma e exprimir a própria essência.



Meu pai-amigo:

Ouvidos que escutam com atenção,

boca que profere conselhos, coluna que oferece apoio.



Meu pai-mãe:

Oásis acolhedor a mitigar a sede,

mãos generosas, abertas para a oferta, sempre.



Rosa Maria Aires da Cunha - Referência: Mensagens para o ano todo - Vol 02