Professor Evaldo Gomes
Os solascripturistas apresentam
uma dificuldade: mas como pode a Tradição ser confiável, se ela pode ser
deturpada com o tempo como a brincadeira do telefone-sem-fio? Aliás, esse é o
grande argumento dos solascripturistas. Tenho lido muitos textos dos defensores
da Sola Scriptura e tenho percebido que todos os argumentos se encaminham para
essa hipótese. Mas veja: São Paulo, por exemplo, não tinha esse receio, pois
confiava na Tradição. Se assim não fosse, não teria dito a
Timóteo: "E o que de mim, através de muitas testemunhas ouviste,
confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os
outros." (2 Tm 2,2). S. Paulo disse isso porque reconhecia a Igreja
como a Coluna e o Fundamento da Verdade (1Tm 3,15) e que ela guardaria
fielmente a doutrina revelada (Mt 16,18-19). Observe que o apóstolo reconhece a
autenticidade não só de suas palavras, mas também da transmissão dessa palavra.
Se para ele o oral iria se corromper, seria muito estranha essa afirmação.
A única maneira, portanto, para
sabermos quais os livros autênticos que temos hoje é exatamente identificarmos
quais os livros que sempre foram acatados pela autoridade da Igreja. Exatamente
pelo fato de existirem diferentes escritos é que uma autoridade teve de se
pronunciar para identificar e definir quais eram realmente autênticos e quais
não eram. E essa autoridade, como todos sabemos, foi justamente a Igreja
Católica. Para se preservar uma verdade, é realmente mais seguro delegar
autoridade a alguém para que a guarde. O papel e o homem se acabam; a Igreja,
porém, ficará até o fim dos tempos. Foi justamente por isso que Sto. Agostinho
disse que “não creria no Evangelho, se a isso não o levasse a autoridade da
Igreja”. O engraçado está justamente aqui. Os solascripturistas falam como se
somente o oral fosse sujeito à corrupção. Parece que estão cegos para
reconhecer que os escritos também são passíveis de erro. Ou vão negar o óbvio?
E mais: se Deus é capaz de preservar o escrito da corrupção, por qual motivo
não o seria para preservar o oral? Ou Ele não é Deus? E outra: onde está nas
Escrituras que o oral iria se corromper?
Além de tudo isso, não tenham
receio os solascripturistas, pois a Sagrada Tradição mais tarde foi passada
para a forma escrita e transmitida por inúmeras modos. Tais modos são:
1) os Símbolos - o símbolo dos
Apóstolos, de Niceia, de Santo Atanásio.
2) os Concílios - os concílios
gerais são a voz da Igreja universal. Todos embasaram suas decisões sobre o
ensinamento anterior e particularmente sobre as dos primeiros séculos. Sua
doutrina não pode diferir da dos apóstolos.
3) Os escritos dos Santos Padres -
Os escritos dos santos padres são o grande canal da Tradição Divina.
Fonte: Programa
falando de Fé