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sexta-feira, 20 de abril de 2012

A Pastoral do Dízimo e suas metas

O que é uma meta? Meta (em inglês: target) é um marco, um limite, um desafio, algo que se pode realizar, uma etapa a ser atingida dentro de um objetivo, no seu todo ou em parte. Uma ou mais metas podem ser necessárias para se alcançar, por completo, um objetivo.
Como visto anteriormente o objetivo da pastoral do Dízimo é a conscientização dos paroquianos em relação ao seu papel, para que os mesmos sintam-se corresponsáveis pela manutenção de sua comunidade. Os fiéis devem-se sentir despertados para o compromisso firmado quando do seu batismo e este trabalho deve ser realizado pela pastoral do dízimo.
As metas que devem ser estabelecidas pela pastoral do dízimo devem ser quantificáveis, ou sejam, devem ser possíveis de serem medidas. A meta deve ser um número que seja possível de ser atingido em um determinado período. Não adianta os agentes estipular um número muito alto, muito difícil de ser alcançado, porque, provavelmente, esta meta fará com que a pastoral desista de alcançá-la por considerá-la impossível.
Do mesmo modo não poderá ser uma meta muito fácil de atingir porque, certamente, ocasionará uma acomodação da equipe que considerará não haver necessidade de dispender muita energia em uma tarefa tão fácil.
A meta deve ser um desafio, algo que estimule a equipe a trabalhar com afinco e desenvolva o seu potencial criativo e empreendedor. Todos devem estar cientes desta meta a atingir e como atingi-la e deve ter um significado para justificar todo o esforço durante o tempo estipulado. A meta deve ser claramente explicitada a todos os membros da pastoral para não haja dúvidas de onde a equipe quer chegar. Quanto mais específica, melhor.
O tempo é outro fator importante na definição das metas. Ele deve ser claramente estabelecido e divulgado para que todos tenham ciência do limite de tempo a ser observado. De nada adianta estabelecer objetivos, metas, desenvolver planos, todos possíveis de serem alcançados, se não for observada a variável tempo.
O atraso na execução na execução das atividades, ou a procrastinação, tem um preço alto a ser pago. As pessoas estão mais exigentes e cobram um preço alto daqueles que não cumprem com suas obrigações de forma pontual. Um dos preços a ser pago é o insucesso e o fracasso de todo o planejamento, além do desperdício do tempo gasto com a elaboração do plano.
Costa1 demonstra de forma clara o que são e como devem ser as metas:
Mensurável: a meta definida precisa ter como ser medida para que o resultado seja avaliado;
Específica: a meta deve ser definida com precisão, afinal você precisa saber qual é o alvo;
Temporal: fixe um prazo para atingir a meta. É fundamental ter uma data ou período estabelecido;
Alcançável: veja os meios para alcançá-la e assegure-os;
Significado: a meta deve ter sentido, ser desafiadora e justificar o esforço.
Na próxima postagem veremos “como estabelecer metas?”

1COSTA, Claudinei. Vendas: como definir a meta. Disponível em http://administrando.biz/2009/07/10/vendas-como-definir-a-meta/. Acesso em 20/07/2009.