Páginas

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Difícil decisão

Um homem pergunta a Cristo:
“Bom Mestre, o que devo fazer para alcançar a vida eterna?” Jesus manda que ele “venda tudo e dê aos pobres”. E depois : “Vem e segue-me”.
Que decisão difícil.
Aquele homem poderia estar orgulhoso de sua carreira, dos bens adquiridos com o seu trabalho. Mas, apesar de crer no Messias, ter de se livrar de tudo, de forma repentina. Uma mudança radical de vida. O que o futuro irá lhe reservar?

As decisões sempre comportam indagações, dúvidas, incertezas.
Será que aquele homem pensou: “ e se eu vender tudo, dar o dinheiro aos pobres e depois me arrepender? Como recomeçarei tudo?”
Claro, este é o pensamento humano. Quando alguém toma uma decisão deste porte é classificado pela sociedade de louco, desatinado, desequilibrado e outros adjetivos nada positivos. Se livrar do conforto para adentrar num mundo de incertezas?
Mas seguir Jesus é um compromisso que, quando firmado com fé, comporta surpresas. Faça uma pesquisa e veja, através dos tempos, quantas pessoas de famílias abastadas largaram tudo e resolveram seguir Jesus.
É natural o medo de ariscar. Mas quem tem medo de arriscar tem medo de se comprometer com algo. Quantas pessoas resolvem ficar solteiras por medo de que o namoro ou o casamento não dê certo?
É o mesmo no seguimento a Jesus. Tantas dúvidas antes de deixar sua casa e sua família e abraçar o caminho de Deus. Pode dar errado? Pode. Mas nós somos fortes o suficiente para nos decepcionar com algo, para nos frustrarmos, para nos entristecermos... A vida não é só festa e alegrias.
Sair de casa e entrar em um seminário, em um convento, em uma casa religiosa é uma decisão que deve ser tomada após muita reflexão.
Mas quando uma jovem se casa com um militar e vai morar em outra cidade para acompanhar o marido, por exemplo, também é uma decisão que deve ser tomada com muito cuidado após reflexão. Mas nem sempre é assim.
Mas você raciocina como o homem do Evangelho que diante das palavras de Jesus entristeceu e preferiu o seu tesouro na terra? Ou você, ao contrário dele, quer o seu tesouro no céu?
Não existem respostas prontas, a pessoa que se dispõe a seguir Jesus deve estar pronta para as incertezas. Ninguém garante que você terá os mesmos confortos de sua casa, que a vida será sempre tranquila.
Mas uma coisa você pode ter a certeza absoluta: Jesus estará te acompanhando em todos os passos de tua vida, te guiando e feliz com tua decisão.