Páginas

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Casal coordenador do ECC na Arquidiocese de Maceió fala sobre este serviço na Igreja

O Encontro de Casais com Cristo, mais conhecido por sua sigla ECC, é um Serviço da Igreja Católica que trabalha a evangelização das famílias, primeiro núcleo de inculturação e de evangelização. É a “Igreja Doméstica”, o “Santuário da Vida”. O encontro prima em despertar os casais para as pastorais paroquiais, devidamente integradas na Pastoral de Conjunto da Arquidiocese, por isso, a característica básica do ECC é a paroquialidade. Para conhecer um pouco mais sobre o ECC, o Portal entrevistou José Osman Lima Julio e Maria Auxiliadora Calaça Julio, casal arquidiocesano do ECC, que nos informam sobre as diversas realidades existentes deste serviço tão presente na Igreja de Maceió. 


Qual o primeiro passo para um casal participar do ECC?
O ponto inicial é que a paróquia onde o casal freqüenta tenha o ECC implantado e depois se inscrever através de convites realizados por um casal amigo ou pelo pároco, segundo as orientações contidas no Documento Nacional. Este é um documento da CNBB que regulamenta o Encontro de Casais com Cristo em todo o Brasil.

Como o ECC está estruturado em nossa Arquidiocese?
O ECC está estruturado em Setores, seguindo a estrutura das Áreas Pastorais da Arquidiocese, ou seja, Setor Atlântico Norte, Setor Lagoa, Setor Tabuleiro que se subdivide em “A”, “B” e “C”; e Área Norte. Em cada Setor temos um casal responsável para orientar e acompanhar os casais do ECC nas Paróquias daquela localidade.

Por que é exigido sigilo daqueles que já participaram do Encontro?
Na realidade se faz necessário, tendo em vista que não vai haver graça se todos souberem qual é a dinâmica utilizada no Encontro! Além disso, também respeitamos a individualidade das pessoas que se dispõem a abrir seu coração, dando testemunho de uma linda caminhada e que serve de exemplo de vida pra muitos. Já pensou se não pedirmos sigilo? Seria desgastante os comentários a respeito dos fatos.

Quais as dificuldades enfrentadas com a evangelização de casais?
São várias, mas a maior é a falta de compromisso dos casais em assumir as atividades nas Paróquias, em um trabalho de evangelização, ou seja, sair à rua para evangelizar nas portas, trazendo casais afastados da Igreja pra se encontrar com Jesus Cristo e se tornarem verdadeiros discípulos-missionários do Reino de Deus.

Quais os testemunhos que mais marcaram vocês durantes estes anos de ECC?
São dez anos de caminhada em favor do fortalecimento das famílias, e é claro, são vários os testemunhos que nos fazem refletir a respeito da nossa missão como casal cristão. O que mais nos faz bem é quando você presencia um casal que nunca veio à Igreja e chegar a público para testemunhar que após a realização do Encontro sua vida e a da sua família foram modificadas, e dizer que realmente se encontrou verdadeiramente com Jesus Cristo, e assim assumir um novo compromisso como cristão com o seu cônjuge. São testemunhos assim que nos fazem continuar firmes na caminhada e servem de exemplo pra todos nós.

Quais as paróquias na Arquidiocese que possuem o ECC?
As paróquias que existem o ECC estruturado são atualmente 25: Senhor do Bom Jesus, em Matriz de Camaragibe, Divino Espírito Santo, na Jatiúca, Imaculada Conceição de Maria, no Jacintinho, Menino Jesus de Praga, no Jardim das Acácias, Nossa Senhora Auxiliadora, no Eustáquio Gomes de Melo, Nossa Senhora da Conceição, em São Luiz do Quitunde, Nossa Senhora da Glória, em Porto de Pedras, Nossa Senhora das Brotas, em Atalaia, Nossa Senhora das Dores, no Jacintinho, Nossa Senhora do Carmo, no Salgadinho, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Vergel do Lago, Sagrado Coração de Jesus, em Cruz das Almas, Santa Catarina Labouré, no Aldebaran, Santa Luzia de Siracusa, no Tabuleiro, Santa Teresinha do Menino Jesus, na Serraria, Santo Antonio de Pádua, em Bebedouro, São José, no Trapiche da Barra, São Paulo Apóstolo, no Salvador Lira, São Pedro Apóstolo, na Ponta Verde, São Vicente de Paulo, no Graciliano Ramos, Senhor do Bomfim, no Poço, Nossa Senhora do Carmo, em Colônia de Leopoldina, São João Maria Vianey, no Clima Bom, São Judas Tadeu, no Feitosa e Nossa Senhora do Pilar, em Pilar.

Quais os projetos para este ano do ECC em nossa Arquidiocese?
Veja, o nosso principal projeto é trabalhar em comunhão com o nosso Arcebispo, seguir as orientações do nosso Diretor Espiritual Arquidiocesano, Côn. José Everaldo, e fazer o ECC crescer cada vez mais na nossa Arquidiocese. Neste ano será implantado o ECC nas Paróquias de N. Sra. da Conceição, em Marechal Deodoro, São Benedito, em Flexeiras, N. Sra. da Conceição, em Barra de Santo Antonio, e São Francisco de Assis, no Santos Dumont. Vamos realizar através do Conselho Arquidiocesano formações para os casais, fortalecendo a caminhada de cada um na missão, e é claro, nosso principal objetivo é continuar evangelizando casais para serem empregados nas diversas Pastorais das Paróquias onde o ECC está estruturado, transformar as vidas das famílias através da evangelização e servir ao nosso Pastor nos Projetos Sociais da nossa Arquidiocese, como fazemos todos os sábados no Projeto Bem Vindo Bebê, onde temos dois grupos de cinco casais, um pela manhã e outro à tarde, dando suporte nos trabalhos da cozinha, berçário e etc. Vamos também, mais uma vez, realizar o nosso tradicional Encontrão Arquidiocesano do ECC, que no ano passado conseguimos reunir no Ginásio do SESI, no Cambona, 518 casais das diversas Paróquias da nossa Arquidiocese. A nossa meta, para este ano, será reunir no mesmo Ginásio 600 casais.