Páginas

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Cenoura, ovos e café

Uma filha se queixou a seu pai sobre sua vida e de como as coisas estavam muito difíceis. Estava cansada de lutar e combater.
Seu paia levou até a cozinha. Encheu três panelas com água e as colocou em fogo alto. Logo as panelas começaram a ferver. Em uma ele colocou cenouras; em outra colocou ovos e, na última, pó de café.
Deixou que tudo fervesse, sem dizer uma palavra.
A filha deu um suspiro e esperou impacientemente. Cerca de vinte minutos depois, ele apagou as bocas de gás. Pescou as cenouras e as colocou em uma tigela. Retirou os ovos e os colocou em outra tigela. Então pegou o café com uma concha e o colocou também em uma tigela.

Virando-se para a filha, perguntou:
- Querida, o que você está vendo?
- Cenouras, ovos e café – Ela respondeu.
O pai pediu a ela que experimentasse as cenouras. Ela obedeceu-lhe e notou que estavam macias. Pediu-lhe que pegasse um ovo e o quebrasse. Ela, depois de retirar a casca verificou que o ovo endurecera com a fervura. Finalmente, ele lhe pediu que tomasse um gole do café. Ela sorriu ao provar aquele aroma delicioso.
Perguntou, então, humildemente:
- O que isto significa pai?
Ele explicou que cada um daqueles produtos havia enfrentado a mesma adversidade - água fervendo - mas que cada um reagira de maneira diferente. A cenoura entrara forte, firme e inflexível, mas depois de ter sido submetida à água fervente, amolecera e se tornara frágil. Os ovos eram frágeis, mas depois de terem sido colocados na água fervente, seu interior se tornou mais duro. O pó de café, contudo, era incomparável. Depois de ter sido colocado na água fervente, ele havia mudado a água.
Perguntou à filha:
- Qual deles é você? Você é uma cenoura, que parece forte, mas que com a dor e a adversidade murcha, torna-se frágil e perde sua força, ou será que você é como o ovo, que começa com um coração maleável, mas que depois de uma dor se torna mais difícil e dura? Sua casca parece a mesma, mas você está mais amarga e obstinada, com o coração e o espírito inflexíveis.
Ou ainda, você é como o pó de café?  Ele muda a água fervente para conseguir o máximo de seu sabor. Se você for como o pó de café, quando as coisas se tornarem piores, você se torna melhor e faz com que tudo ao seu redor também se torne melhor.