Páginas

quinta-feira, 3 de março de 2016

Santos e Beatos do dia 3 de março

Santa Teresa Verzéri
Santa Teresa Eustóquio (Inácia) Verzéri. Virgem. Fundadora da Congregação das Filhas do Sagrado Coração de Jesus. † 1852. Bréscia, Itália.

Santos Marinho, soldado, e Astério, senador. Mártires. Durante a perseguição do imperador Galieno Marinho foi denunciado como cristão por um companheiro de armas e professou diante do juiz a sua fé cristã. Decapitado, recebeu a coroa do martírio. Segundo consta, quando Astério recolheu com a sua própria veste o corpo do mártir, recebeu imediatamente também ele a mesma honra do martírio. † 260. Cesareia da Palestina.

Santos Emetério e Celedónio. Mártires. Filhos de São Marcelo, capitão da legião romana. Na cruel perseguição contra os cristãos, puseram-se destemidamente a pregar a Fé e increpar a superstição pagã. Presos, foram degolados e seus restos atirados ao rio. Suas cabeças se veneram em Santander, aonde chegaram milagrosamente por mar. † 304. Calahorra, Espanha.

Santos Cleónico e Eutrópio. Mártires. Perseguidos pelo imperador Maximiano sob as ordens do prefeito Asclepiódato. † séc. IV. Amaseia, atual Turquia.

São Ticiano. Bispo. † 526. Bréscia, hoje na Lombardia, Itália.

São Vinvaleu.  Primeiro abade do mosteiro de Landévennec. Segundo a tradição foi discípulo de São Budoc na ilha Lavret e com a sua vida ilustrou a regra monástica. † 533. Cornualha da Armórica, atualmente na França.

Santa Artelaide. Virgem. † 570. Benevento, Itália.

Santo Anselmo. Fundador e primeiro abade do mosteiro de Nonântola. Durante cinquenta anos promoveu a observância monástica, tanto pelo seu ensino como pelo exercício das suas virtudes. † 803. Nonântola, Itália.

Santa Cunegundes. Viúva e Imperatriz. Com o seu esposo, o imperador Santo Henrique, concedeu muitos benefícios à Igreja, e depois da morte do esposo, se retirou no claustro de Kaufungen, para se entregar à vida monástica, tomando Cristo como sua herança, e aí morreu. O seu corpo foi depositado com honras solenes em Bamberg, junto dos ossos de Santo Henrique. † 1033/1039.  Kaufungen, na atual Alemanha.

Beato Frederico. Presbítero. Pároco na cidade de Hallum e depois abade do mosteiro premonstratense de Mariengaarde. † 1175. Frísia, na atual Holanda.

Beato Pedro Jeremias. Presbítero da Ordem dos Pregadores. Confirmado por São Vicente Ferrer no ministério da palavra de Deus, se consagrou totalmente à obra da salvação das almas. † 1452. Palermo, Itália.

Beato Jacobino de Canepácci. Religioso da Ordem dos Carmelitas. Célebre pela sua vida de oração e penitência. † 1508. Vercelas, Itália.

Beatos Liberato Weiss, Samuel Marzoráti e Miguel Pio Fásoli da Zerbo. Presbíteros da Ordem dos Frades Menores. Mártires. Morreram apedrejados por causa da sua fé católica. † 1716. Gondar, Etiópia.

Beato Pedro Renato Rogue. Presbítero da Congregação da Missão. Mártir. Durante a Revolução Francesa, recusando-se a prestar o juramento imposto ao clero, permaneceu na cidade para exercer clandestinamente o ministério pastoral junto dos fiéis e, condenado à morte, partiu ao encontro da misericórdia do Senhor na própria igreja onde celebrava os sagrados mistérios. † 1796. Vannes, atualmente na França.

Beato Inocêncio de Berzo (João Scalvinóni). Presbítero da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Resplandeceu pela exímia caridade com que se dedicou à pregação da palavra de Deus e à administração do sacramento da Penitência. † 1890. Bérgamo, Itália.

Santa Catarina Drexel. Virgem. Fundou a Congregação das Irmãs do Santíssimo Sacramento e dispendeu generosa e benignamente as riquezas da sua herança para a educação e desenvolvimento dos Índios e dos Negros. † 1955. Filadélfia, Estados Unidos da América do Norte.

São Gervino. Abade. Pertencia à família de Leão IX. No dia de sua morte ele se sentiu mal e não concluiu a Missa celebrada na cripta da igreja Notre-Dame-de-la-Voûte, que ele havia construído. Ele insistiu em fazer uma confissão pública de seus pecados. Em seguida, ele pediu para transportarem de volta para a igreja, para o altar de São João Batista e morreu ali.  † 1075.

Beato Serlo. Abade de Gloucester. † 1104.