(padre Paulo Ricardo)
Alguns trechos das Sagradas Escrituras aludem aos supostos ‘irmãos’ de Jesus. A fé católica ensina que Maria Santíssima teve somente um filho: Jesus. E que permaneceu sempre virgem, antes, durante e após o parto.
Trata-se de verdades de fé que devem ser aceitas por todos
os católicos. Todavia, diante do ensinamento da Igreja, como explicar o
versículo 55 do Evangelho de Mateus quando indaga: "Não é este o
filho do carpinteiro? Não é Maria sua mãe? Não são seus irmãos Tiago, José
Simão e Judas?" (Mt 13, 55). Ou, justificar a seguinte afirmação da
Carta de São Paulo aos Gálatas, "depois, três anos mais tarde, fui a
Jerusalém, para conhecer Cefas, e fiquei com ele quinze dias. Não me encontrei
com nenhum outro apóstolo, a não ser com Tiago, irmão do Senhor." (cf. 1,
18-19)?
As respostas estão contidas na própria Escritura. Quanto aos
dois Tiagos mencionados nas listas dos apóstolos, são alcunhados Maior e Menor.
Tiago Maior é filho de Zebedeu, irmão de São João; portanto, não é este que é
irmão de Jesus. Tiago Menor, por sua vez, é o filho de Alfeu. As várias listas
dos Apóstolos trazem esses dois Tiagos.
No Evangelho de Mateus, vê-se: "estes são os nomes dos
doze apóstolos: primeiro, Simão, chamado Pedro, e depois André, seu irmão;
Tiago, filho de Zebedeu e seu irmão João; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o
publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu, Simão, o cananeu, e Judas
Iscariotes, que foi o traidor de Jesus." (cf. 10, 2-4)
No Evangelho de Marcos, igualmente: "eram: Simão (a
quem deu o nome de Pedro). Tiago, o filho de Zebedeu, e João, seu irmão (aos
quais deu o nome de Boanerges, que quer dizer ‘filhos do trovão’); e ainda
André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Tadeu, Simão, o
cananeu, e Judas Iscariotes, aquele que o traiu." (cf. 3, 16-19)
E, finalmente, no Evangelho de Lucas, "ao amanhecer,
chamou os discípulos e escolheu doze entre eles, aos quais deu o nome de
apóstolos: Simão, a quem chamou Pedro, e seu irmão André; Tiago e João, Filipe
e Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado zelote;
Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, que se tornou o traidor." (6,
13-16)
Portanto, o "Tiago, irmão do Senhor", não é filho
de José. Alguém poderia alegar que ele é filho somente de Maria, que se casou
com outro homem após a morte de José. Porém, nos trechos referentes às mulheres
que estavam aos pés da Cruz do Senhor, temos a mãe de Tiago, que é claramente
outra pessoa que não a mãe de Jesus:
No Evangelho de Mateus: "grande número de mulheres
estava ali, observando de longe. Elas haviam acompanhado Jesus desde a
Galiléia, prestando-lhe serviços. Entre elas estavam Maria Madalena, Maria, mãe
de Tiago e de José e a mãe dos filhos de Zebedeu." (27, 55-56)
No de Marcos, "estavam ali também algumas mulheres
olhando de longe; entre elas Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago Menor e de
Joset, e Salomé. Quando ele estava na Galiléia, estas o seguiam e lhe prestavam
serviços. Estavam ali também muitas outras mulheres que com ele tinham subido a
Jerusalém." (15, 40-41)
Os Evangelhos atestam que havia uma Maria que era mãe de
Tiago Menor e de José, mas esta Maria não era a mãe de Jesus. Então, quem era
ela? Poderiam os chamados "irmãos” de Jesus serem, na verdade,
"primos” dele? É o que se vê no Evangelho de São João, "junto à cruz
de Jesus, estavam de pé sua mãe e a irmã de sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria
Madalena." (19, 25)
São João expõe de forma clara que havia, aos pés da cruz,
uma irmã de Maria Santíssima, ou seja, uma tia de Jesus. O estranho é que diz
que essa Maria é esposa de Cléofas, quando anteriormente, se havia dito ser
esposa de Alfeu. Como isso ocorre? Conjecturando, é possível que Cléofas e
Alfeu fossem a mesma pessoa, com um nome grego e outro judaico. Ou ainda, que
essa Maria, tia de Jesus, casou-se duas vezes, uma com Alfeu, concebendo Tiago
e outra com Cléofas, com quem teve outros filhos.
Até aqui, tem-se claramente que "Tiago, irmão do
Senhor", tinha outro pai e outra mãe. E que esta mãe era, na verdade, tia
de Jesus. Na linguagem bíblica temos que irmão, na verdade, significa
"primo", ou seja, significa qualquer parentesco masculino que tenha
uma ligação de sangue. É a linguagem semítica, como se vê também no Antigo
Testamento. Abraão era chamado irmão de Lot, contudo, ao verificar-se a
genealogia dele percebe-se que Lot era seu sobrinho, filho de seu irmão.
Assim, o que se tem é uma comprovação de como os textos
bíblicos estão em perfeita harmonia com a Tradição Católica. É dela que deriva
a fé na Virgindade Perpétua de Maria e, consequentemente, no fato de que não
existiram os supostos "irmãos de Jesus".