Páginas

quinta-feira, 10 de março de 2016

Santos e Beatos do dia 10 de março

Em Apameia, junto ao rio Meandro, na Frígia, hoje Hisarlik, na Turquia, a comemoração dos santos mártires Caio e Alexandre, que, na perseguição dos imperadores Marco Antônio e Lúcio Vero, foram coroados com glorioso martírio. † 171.

Na África Proconsular, a comemoração de São Vítor, mártir, em cuja festa Santo Agostinho fez um sermão ao povo. † data inc.

Comemoração de São Macário, bispo de Jerusalém, por cuja exortação os Lugares Santos foram reparados e adornados com santas basílicas por Constantino Magno e Santa Helena, sua mãe. † 325.

Em Roma, São Simplício, papa, que, depois da invasão e destruição da Itália e da cidade romana pelos bárbaros, reconfortou os atribulados, fomentou a unidade da Igreja e fortaleceu a fé. † 483.

Em Paris, na Gália, hoje na França, São Droctróvio, abade, que São Germano de Autun, seu mestre, colocou à frente do cenóbio de monges instituído nesta cidade. † 580.

No mosteiro de Bóbbio, na Ligúria, atualmente na Emília-Romanha, região da Itália, Santo Atala, abade, insigne animador da vida cenobítica, que se retirou primeiro para o mosteiro de Lérins e depois para o de Luxeuil, onde sucedeu a São Columbano, manifestando sempre grande zelo e discernimento. † 626.

Em Glasgow, na Escócia, São João Ogilvie, presbítero da Companhia de Jesus e mártir, que, depois de vários anos consagrados ao estudo da sagrada teologia, exilado em diversos reinos da Europa, foi ordenado sacerdote e regressou clandestinamente à pátria, onde exerceu intensa atividade pastoral junto dos seus compatriotas, até que, preso e condenado à morte no reinado de Jaime I, alcançou no patíbulo a coroa gloriosa do martírio. † 1615.



Em Paris, na França, Santa Maria Eugênia de Jesus (Ana Milleret de Brou), virgem, fundadora da Congregação das Irmãs da Assunção, destinada à educação cristã das jovens. † 1898.

Perto de Cortázar, cidade do México, o Beato Elias do Socorro (Mateus Elias Nieves del Castillo), presbítero da Ordem dos Frades de Santo Agostinho e mártir, que, encarcerado durante a perseguição por exercer secretamente o ministério pastoral, foi fuzilado em ódio ao sacerdócio. † 1928.

Em Fresne-le-Château, localidade da França, o Beato João José Lataste, presbítero da Ordem dos Pregadores e fundador da Congregação da Irmãs Dominicanas de Betânia. † 1869.

São Codrato de Coríntio e companheiros, mártires. Por defenderem sua fé foram submetidos a terríveis torturas e, finalmente lançados às feras, mas estas não lhes fizeram mal algum.  Então foram levados para fora da cidade e decapitados. Os nomes dos outros mártires eram: Dionísio, Anecto, Paulo e Crescêncio. † 258.

São Quessogue, bispo e mártir.

Santa Patrícia Anastácia, virgem. Nasceu em Constantinopla e morreu no deserto de Scetis. Para não casar com o imperador Justiniano ela partiu para Scetis em busca de Daniel, o hegúmeno do mosteiro na época. Ele a colocou numa cela monástica a 30 quilômetros de Scetis e permitiu-lhe que ela se vestisse como um monge para viver como uma eremita, algo que até então só se permitia aos. Sua identidade só foi revelada após sua morte. Seu corpo foi trasladado para Constantinopla. † 576.

Santo Himelino da Escócia, confessor.

Beato André de Strumi (André de Parma), abade de San Fedele em Strumi desde 1085. Pregava a austeridade e a vida piedosa. † 1097 ou 1106.


Em Palermo, no convento de Santa Zita, Beato Pedro Jeremias. Religioso presbítero. † 1452.