Páginas

terça-feira, 1 de março de 2016

Santos e Beatos do dia 1 de março

São Félix III. Papa. Tetravô do papa São Gregório Magno. † 492. Roma, Itália.

Santo Albino
Santo Albino. Bispo. † 550. Repreendeu os costumes abusivos dos poderosos e promoveu o Terceiro Concílio de Orleães para a renovação da Igreja. Angers, França.

São David. Bispo. † 601. Patrono do País de Gales. Imitando os exemplos e virtudes dos Padres orientais, fundou um mosteiro de onde partiram muitos monges para evangelizar o País de Gales, a Irlanda, a Cornualha e a Armórica. Saint David, País de Gales.

São Siviardo. Abade de Anisole. † 680.  Le Mans, França.

São Suitberto. Bispo. † 713. Tendo sido monge na Nortúmbria, depois companheiro de São Vilibrordo e finalmente ordenado bispo por São Vilfredo, anunciou o Evangelho aos Bátavos, aos Frisões e a outros povos da Germânia e morreu piedosamente, já em idade avançada, no mosteiro que tinha fundado. Kaiserswerdt, hoje na Alemanha.

São Leão. Bispo e mártir. † séc. IX. Gasconha, território hoje situado no sudoeste da França e noroeste da Espanha.

São Leão Lucas. Abade de Monte Mula. † 900. Resplandeceu na vida eremítica e cenobítica segundo a observância dos monges orientais. Mosteiro de Avena, nas encostas do monte Mercúrio, na Calábria, região da Itália.  

São Rosendo (Rudesindo). † 977. Bispo e abade. Foi primeiramente bispo de Dume, em Portugal, onde procurou promover e restaurar nesta região a vida monástica e, renunciando ao ministério episcopal, tomou o hábito monástico no mosteiro de Celanova, que dirigiu como abade. Celanova, Espanha.

Beato Cristóvão de Milão. Presbítero da Ordem dos Pregadores. † 1484. Dedicado ao culto divino e à doutrina sagrada. Tággia, Itália.

Beata Joana Maria Bonomo. Abadessa da Ordem de São Bento. † 1670. Dotada de dons místicos, recebeu durante um êxtase os estigmas da Paixão de Cristo. Foi abadessa do mosteiro beneditino. Bassano, Itália

Santa Inês Cao Kuiying. Mártir. † 1856. Tendo vivido casada com um esposo violento, depois da morte deste se dedicou, por mandato do bispo, ao ensino da doutrina cristã; por isso foi encerrada num cárcere, onde sofreu crudelíssimos tormentos, e, sempre animada pela confiança em Deus, partiu deste mundo para as núpcias eternas.. Xilinxian, China.

Santa Eudóxia. † 114. Viveu muitos anos, consagrando a sua vida inteiramente ao jejum, orações e purificação da alma. Como superiora de convento ela concentrou suas forças para auxiliar os pobres, curar os enfermos com seus dons pelas orações.  Na época do imperador Trajano, ela foi denunciada e acusada de bruxaria e fraude, sem julgamento, foi decapitada .

Beato Rogério lê Fort.

Beato Bonavita.

Beato Pedro René Roque. Mártir. † 1796