Páginas

sábado, 28 de janeiro de 2012

Franz Jagerstatter - o homem que disse não a Hitler

Em abril de 1938, Franz Jägerstätter - um agricultor sem instrução e católico devoto - era a única pessoa na sua aldeia para lançar um voto de discordância contra o plebiscito cínico dos nazistas ao ratificar a anexação da Áustria ao Terceiro Reich no mês anterior. Ele conseguiu evitar o recrutamento para a Wehrmacht alemã através da isenção como agricultor até a sua terceira convocação, em fevereiro de 1943. Preparado para ignorar a ordem, e suportar o desprezo local e críticas, Jägerstätter ficou chocado quando alguns padres e seu bispo de Linz aconselharam-no a cumprir e servir para o bem de sua esposa e três filhas. Ele ficou tão chocado com a fragilidade desses líderes religiosos e sua vontade de abandonar os princípios de sua fé que ele chegou à conclusão de condenação definitiva.
Após ser convocado, Jägerstätter imediatamente declarou-se objector de consciência e foi devidamente preso e condenado à morte por "minar o moral militar". No início no dia 9 de agosto de 1943, ele foi levado para a prisão de Brandenburg-Gordon onde, com a idade de 36 anos, ele foi decapitado na guilhotina. Apesar dos inspirados esforços de sua dedicada e devota esposa católica, sua campanha para limpar o nome de seu marido caíram em ouvidos surdos até que Gordon Zahn - ele próprio um objector de consciência na Segunda Guerra - trouxe a história à luz com a publicação de Testemunho Solitário. Um tribunal de Berlim finalmente anulou o veredicto criminal e sentença de morte em 1954 e, como resultado mais do livro de Zahn, a história de Jägerstätter chamou a atenção de autoridades da Igreja moderna. Em 26 de outubro de 2007, na presença de sua esposa Franzisca (com 94 anos) e suas três filhas, Jägerstätter foi beatificado na Catedral de Linz. Um cardeal do Vaticano fez uma homenagem reconhecendo a fé resoluta de um homem tão simples, desafiou os líderes católicos e da Igreja que abandonaram suas ovelhas quando sua fé foi posta à prova:
"... o depoimento do Beato Franz, sua bravura ininterrupta, e sua forte consciência imperturbável é um exemplo brilhante [para os cristãos] a viverem sua fé com coerência e compromisso radical, mesmo aceitando consequências extremas, se necessário. "
"Se a Igreja permanece em silêncio diante do que está acontecendo, que diferença faria se nenhuma igreja jamais fosse aberta novamente?" - Franz Jägerstätter.