Páginas

domingo, 15 de janeiro de 2012

Cáritas ajuda vítimas de incêndios

O Arcebispo de Concepción, no Chile, Dom Fernando Chomali, visitou recentemente a cidade de Ñipas, na região de Bío Bío, para entregar às famílias e às comunidades afetadas por incêndios ajuda econômica e material recolhida pela Pastoral Social da Cáritas. A importante ajuda – destacou a agência Gaudium - foi recebida pelo pároco da Igreja Doce Nome de Maria, Padre Edgardo Ojeda.
Na ocasião, o sacerdote explicou que ajuda foi destinada à grande parte das famílias afetadas, sem distinção de credo, crenças políticas ou de outra índole. “Chamou-me muita atenção um senhor que havia perdido tudo, e no dia que o visitamos nos perguntou quem éramos, ao que eu respondi 'o pároco de Ñipas'. Eu creio que ele era evangélico, e vi como se emocionou muito, talvez porque nunca pensou que irmãos de outra religião pudessem ajudar”, expressou.
Após um breve diálogo com Padre Edgardo, o Arcebispo de Concepción se dirigiu ao bairro de Carrizales, um dos lugares mais afetados pelos incêndios. No local, o prelado constatou a magnitude dos danos causados pelas chamas, assim como o estado de total destruição em que ficou a moradia do responsável pela comunidade católica local. De Carrizales, o Arcebispo partiu para a escola Nova Aldeia a fim de entregar uma mensagem de consolo e esperança a todos os desabrigados que se encontram no estabelecimento de ensino.
Na ocasião, Dom Chomali disse aos presentes que “o que faz a Igreja não é um evento solidário, mas dar cumprimento ao que nos foi encomendando, de acompanhar aqueles que sofrem, algo que constitui a nossa missão e que fazemos todos os dias”. Ao terminar a jornada por Ñipas, o prelado celebrou a Santa Missa e encomendou a Deus toda a comunidade de fiéis, mas especialmente as famílias que sofreram gravemente a consequência dos incêndios. Os focos de incêndios no Chile começaram no final do ano passado, mas se intensificaram nos últimos dias.
Conforme nota da Força Área Brasileira (FAB), que tem ajudado a combater o fogo no país, nas últimas duas semanas mais de 50 incêndios queimaram 50 mil hectares de florestas. A causa dos incêndios ainda não foi descoberta, mas se suspeita de ação criminosa.