Páginas

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Maria e as dores da cruz

Para nós, cristãos católicos, não é possível refletir sobre a morte de Cristo sem lembrarmos da figura de Maria, sofrendo junto a Ele as dores da Cruz.
“Quero ficar junto à cruz, velar contigo a Jesus e o Teu pranto enxugar!”
A Igreja reza a Maria, celebrando Sua compaixão e Suas sete dores, cujo ponto mais alto se deu no momento da crucifixão de Jesus. Na palavra de Deus encontramos as sete dores de Maria: o velho Simeão, que profetiza a lança que transpassaria de dor o seu Coração Imaculado; a fuga para o Egito; a perda do Menino Jesus; a Paixão do Senhor; crucifixão, morte e sepultura de Jesus Cristo.
Assim como não celebramos a dor ao lembrar da Santa Cruz, não recordamos as dores de Nossa Senhora somente pelo sofrimento em si, mas sim porque, também por suas dores, a Santíssima Virgem participou ativamente da Redenção de Cristo. Desta forma, Maria, nos ensina que viver perto de Deus, seguir os caminhos de Jesus, não significa ausência de sofrimentos, mas sim, estar fortalecido para enfrentá-los com os olhos fixos Nele, confiante que a ressurreição virá após o  sacrifício da Cruz. 
Nossa Senhora das Dores, rogai por nós!
Carol
Comunidade Católica Missionária Filhos da Misericórdia