Páginas

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Encontrão do ECC reúne centenas de casais no Sesi Cambona

Centenas de casais provenientes do Encontro de Casais com Cristo (ECC) se reúnem no Ginásio do Sesi, no Cambona, para celebrar os 17 anos de implantação do mesmo na Arquidiocese. De tradição anual, o evento é sempre de caráter celebrativo pelos casais que têm uma experiência com Deus a partir da espiritualidade do ECC.
“O Encontrão acontece pela necessidade de nos reunirmos com todos os casais que vivenciaram o ECC. São 518 casais, mais alguns convidados, inclusive de outras dioceses, que totalizam aproximadamente umas 1067 pessoas aqui”, explica José Osmar, que junto à sua esposa Maria Auxiliadora, formam o casal Coordenador Arquidiocesano do ECC
.
Com início às 08h, o evento contou com a animação de um grupo de casais, seguindo de oração e benção do Côn. José Everaldo. "É bom estarmos juntos para nos enriquecermos e rezarmos como famílias. Sejam todos bem-vindos", afirmou o sacerdote, que além da Arquidiocese é também diretor espiritual do ECC no Regional Nordeste 2.
Orações, animação, partilha, músicas, adoração ao Ss Sacramento, palestras e Santa Missa constaram na programação. A Celebração Eucarística foi presidida pelo Arcebispo Dom Antônio Muniz.
Três palestras ajudaram na formação dos participantes. A primeira com o tema “O ECC despertando casais para serem discípulos de Cristo”, foi proferida pelo casal Marcelo e Isabele, da paróquia de N. Sra. Auxiliadora, no Eustáquio Gomes. “É preciso formar casais missionários para as paróquias e dioceses” foi a segunda, sendo ministrada por Cláudio e Alice, Casal Setorial Regional da província. A última, “A missão do ECC é fazer com que os casais sejam instrumentos de transformação na sociedade” aconteceu sob a responsabilidade do Côn. Everaldo.
A apresentação do Conselho Arquidiocesano é uma praxe do Encontrão. Também ocorreu a identificação dos casais dirigentes das paróquias que são anunciados e com as bandeiras respectivas representam suas localidades e se tornam conhecidos para o restante dos participantes.
ECC
O Encontro de Casais com Cristo - ECC é um serviço da Igreja Católica, aprovado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), para evangelizar a família, primeiro núcleo da inculturação e da evangelização, "Igreja Doméstica" e "santuário da vida" e para despertar os casais para as pastorais paroquiais, devidamente integrado na pastoral de conjunto da (Arqui)Diocese, constituindo-se num fortíssimo instrumento de Pastoral Familiar. No Brasil, teve origem em 1970, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Vila Pompéia, em São Paulo (SP), por iniciativa do Pe. Alfonso Pastore.
Na Arquidiocese de Maceió, o ECC teve início na Paróquia Divino Espírito Santo, na Jatiúca, no ano de 1993. Um casal da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, localizada em João Pessoa (PB), veio à capital alagoana para realizar a implantação. Atualmente, em âmbito arquidiocesano, são 26 paróquias na cidade de Maceió que possuem o ECC, mais 5 nas seguintes cidades do interior: Atalaia, Colônia de Leopoldina, Porto de Pedras, Matriz de Camaragibe e São Luís do Quitunde.