Páginas

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Os Mandamentos da Igreja

1 – o que são os mandamentos da Igreja Católica?
São leis positivas que foram promulgadas pela Igreja para garantir a obediência aos mandamentos de Deus. Ou seja, para que possamos atender aos mandamentos de Deus, para facilitar a nossa missão de fieis obedientes a Deus, a Igreja nos auxilia com os chamados mandamentos da Igreja.

2 – Mas havia esta necessidade de mais mandamentos?
Toda pessoa sabe que devem existir regras para a convivência em grupo. Quem é sócio de um clube sabe que existem regras a cumprir. Quem mora em condomínio sabe que há uma série de normas a se obedecer. Assim é no trabalho, nas ruas, nas faculdades, enfim, onde há um grupamento de pessoas existem regras. A Igreja, zelosa pela salvação de seus membros também instituiu cinco mandamentos para facilitar a condução de seus fieis à salvação.
3 – Quem deu estes poderes à Igreja?
Jesus Cristo. O filho de Deus veio pessoalmente nos redimir e nos  conceder o caminho para a salvação. A Igreja continua a sua obra nos mostrando qual o caminho a seguir.  Jesus Cristo escolheu a Pedro a os apóstolos para governarem a Igreja e transmitir os conhecimentos adquiridos a todo o mundo, com poderes de batizar, pregar o Evangelho e ensinar. “Quem vos ouve, a mim ouve” (Lc 10, 16). “Assim como o Pai me enviou, eu vos envio a vós” (Jo 20, 21). Com esta autoridade recebida de Jesus, a Igreja está apta a ditar as normas e leis necessárias à condução de seu rebanho.
4 – Quais as diferenças entre os mandamentos de Deus e os mandamentos da Igreja?
a)    os primeiros obrigam todos os homens, os segundos somente aos cristãos batizados;
b)    os primeiros são imutáveis, os segundos podem mudar (mas, enquanto não mudam devemos obedecê-los);
c)    os primeiros não podem ser dispensados por nenhuma autoridade ou razão, enquanto que os segundos deixam de obrigar, por graves razões.
5 – É obrigatório seguir estes cinco mandamentos?
Sim. Não são recomendações, conselhos, orientações, direcionamento ou qualquer outra opção. São MANDAMENTOS.
6 – O que diz o Catecismo da Igreja Católica – CIC -  sobre estes mandamentos?
"Os mandamentos da Igreja situam-se nesta linha de uma vida moral ligada à vida litúrgica e que dela se alimenta. O caráter obrigatório dessas leis positivas promulgadas pelas autoridades pastorais tem como fim garantir aos fiéis o mínimo indispensável no espírito de oração e no esforço moral, no crescimento do amor de Deus e do próximo." (§2041).
7 – Então é apenas seguir estes mandamentos?
Observe que o CIC diz que isto é o “mínimo indispensável no espírito de oração e no esforço moral”... Logo, podemos ir além, fazer muito mais de acordo com nossas possibilidades e disponibilidades.
8 – Quais são, afinal, os mandamentos da Igreja?
Primeiro mandamento da Igreja: "Participar da missa inteira nos domingos e outras festas de guarda e abster-se de ocupações de trabalho";
Segundo mandamento: "Confessar-se ao menos uma vez por ano";
Terceiro mandamento: "Receber o sacramento da Eucaristia ao menos pela Páscoa da ressurreição";
Quarto mandamento: "Jejuar e abster-se de carne, conforme manda a Santa Mãe Igreja";
Quinto mandamento: "Ajudar a Igreja em suas necessidades".

Nas próximas postagens estudaremos cada mandamento isoladamente.