Páginas

sábado, 27 de agosto de 2011

Documentos do papa: Breve

Este documento papal é pouco solene e normalmente ele tem um texto curto. As questões mais comuns tratadas por este tipo de documento são de caráter particular, tais como : dispensa de irregularidades para exercer alguma função na Igreja, dispensa de certos impedimentos do matrimônio, autorização de oratório doméstico com a Ecaristia, autorização para vender bens da Igreja, outros benefícios e favores especiais.

Desde o papado de João Paulo II que no Breve o nome do Papa é colocado no alto e no centro com o seu número de ordem (Por exemplo: Bento XVI).


O destinatário é designado por um vocativo. Por exemplo: Dilecte Fili (Dileto Filho).
Logo após segue-se uma saudação. Por exemplo: Salutem et Apostolicam Benedictionem (Saudação e Benção Apostólica).
Há a opção de se colocar uma afirmação de perpetuidade: Ad perpetuam rei memorian (Para eterna recordação do fato).
Este documento é finalizado com a colocação da data e a impressão do Anel do Pesacador (Pedro), desta forma: Datum Romae apud Sanctum Petrum, sub annulus Piscatoris, die...
Bula e Breve são às vezes equivalentes. Por exemplo, mediante um Breve Pio IX em 1850 restaurou a hierarquia episcopal na Inglaterra, mas foi mediante uma Bula que Leão XIII a restabeleceu na Escócia em 1878.
A Companhia de Jesus foi reconhecida e aprovada oficialmente por uma Bula de Paulo III em 1540; foi extinta por um Breve de Clemente XIV em 1773 e finalmente restaurada por uma Bula de Pio VII em 1814.