Páginas

quinta-feira, 7 de março de 2013

As congregações gerais dos cardeais


L’Osservatore Romano

A quinta congregação geral dos cardeais teve lugar na manhã de quinta-feira, 7 de Março, na Sala do Sínodo. Nos trabalhos, realizados entre as 9h30 e as 12h30, participaram 152 purpurados, entre os quais 114 dos 117 eleitores: não estavam presentes os cardeais Darmaatmadja, O'Brien e Phan Minh Măn.

No início da congregação providenciou-se a renovar a composição da congregação particular. Os nomes dos três purpurados assistentes que ajudarão a partir de hoje o camerlengo são o patriarca Räi, para a ordem dos bispos, o cardeal Monsengwo Pasinya, para a ordem dos presbíteros, e o cardeal De Paolis, para a ordem dos diáconos.

 Secessivanmente o decano Angelo Sodano leu o texto do telegrama que será enviado, em nome do Colégio cardinalício, às autoridades públicas da Venezuela por ocasião da morte do presidente Hugo Chávez. Seguiram-se 16 intervenções. As primeiras três foram pronunciadas pelos cardeais Versaldi, Calcagno e Bertello, até ao início da sede vacante respectivamente presidente da Prefeitura dos Assuntos Económicos da Santa Sé, presidente da Administração do Património da Sé Apostólica e presidente da Pontifícia Comissão para o Estado da Cidade do Vaticano e do Governatorado do Estado da Cidade do Vaticano.

 Com efeito, segundo quanto disposto pelo número 171 da constituição apostólica Pastor bonus durante a sede vacante é «direito e dever» do camerlengo pedir às administrações dependentes da Santa Sé relatórios acerca da sua situação patrimonial  e económica, e à Prefeitura dos Assuntos Económicos da Santa Sé o orçamento e o balanço, submetendo-os depois ao Colégio cardinalício.

 Foram amplos e variados os temas tratados nas outras intervenções: além dos que já foram abordados nos dias passados, falou-se de diálogo ecuménico e do compromisso de caridade da Igreja para com os pobres.

 A tarde de ontem, quarta-feira, foi dedicada ao encontro de oração na basílica Vaticana, e a de hoje, quinta-feira, os cardeais voltarão a reunir-se na Sala do Sínodo para a sexta congregação geral.