Páginas

quarta-feira, 13 de março de 2013

Argentino é anunciado papa Francisco I


Esta é a primeira vez em dois milênios que o Santo Padre é nascido na América

Emerson Campos

Felipe Castanheira

João Henrique do Vale

Thiago Ventura - Estado de Minas

Seguindo a tradição de dizer o primeiro nome do novo papa em latim e o sobrenome no idioma de origem, o cardeal-diácono Jean-Louis Tauran anunciou aos milhares de católicos presentes no Vaticano, da varanda central da Basílica de São Pedro, Dom Jorge Mario Bergoglio, agora Francisco I, como novo sucessor de Pedro no comando da Igreja Católica. Esta é a primeira vez em dois milênios que é escolhido um Santo Padre nascido na América. Há mais de 1300 anos, o eleito pelo conclave sequer era de fora da Europa.

Francisco I, o 266º papa da Igreja Católica, foi eleito depois de cinco votações. O jesuíta de 76 anos não era um dos nomes mais cotados, mesmo assim a  decisão foi rápida, foram apenas cinco reuniões do conclave para que o novo líder da igreja fosse escolhido. O que mostra que uma rápida unidade foi construída em volta do novo papa.

Da sacada da Basílica de São Pedro, Francisco I lembrou que agora começa uma nova caminhada e pediu que os fiéis presentes orassem em silêncio para que Deus o abençoasse. Com uma mensagem onde fez referências a trajetória de caridade e fraternidade da Igreja, ele aceitou a indumentária entregue pelo Cardeal Jean-Louis Tauran. "Agora começamos este caminho juntos, um caminho da caridade das igrejas, de fraternidade, amor e confiança entre nós", declarou o novo papa.

Antes da oração, o papa Francisco I agradeceu pela acolhida dos fiéis reunidos na Praça de São Pedro e comentou que os cardeais "foram até o fim do mundo" para encontrar um novo pontífice. "Agora eu darei minha benção a vocês e a todos os homens e mulheres de boa vontade. Vamos rezar para o mundo todo para que haja uma grande fraternidade. Desejo que esse caminho que hoje iniciamos seja profícuo na evangelização. Irmãos e irmãs, muito obrigado por essa acolhida. Rezem por mim. Até breve, nos veremos em breve. Amanhã quero rezar para Nossa Senhora para que ela proteja Roma. Boa noite", disse o novo Papa antes de deixar a sacada da basílica.

Fonte: http://www.em.com.br