Páginas

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Querem confundir para dividir

Recentemente li vários comentários pela internet dizendo que a Renovação Carismática Católica de Poços de Caldas havia se afastado da Igreja Católica. Claro, são comentários maldosos de gente ignorante ou de pessoas que querem disseminar a confusão entre os católicos.
Já no comunicado oficial da diocese de Guaxupé fica claro que a RCC não tem nada a ver com a ICAC (igreja católica apostólica carismática).
É importante esclarecer que a RCC é um desses novos movimentos católicos surgidos após o Concílio Vaticano II; a RCC é, portanto, fiel à Igreja Católica, ao Papa e aos bispos (embora em alguns membros há certos desequilíbrios, excessos na liturgia ou falta de adesão ao ensino tradicional da Igreja).
Agora, a Igreja Católica Apostólica Carismática nada tem a ver com a Igreja Católica Apostólica Romana. De fundo, a Igreja lembra alguns princípios pregados por Leonardo Boff (Igreja: carisma e poder) e pelos protestantes, ainda que ela tenha algumas semelhanças com a estrutura da Igreja Católica. É importante esclarecer que existem outras igrejas semelhantes, como a Igreja Católica Carismática.
Abaixo coloco alguns detalhes da ICAC. Se você for atento, perceberá que ela segue aquilo que o mundo e os teólogos liberais querem. Outros, no entanto, vão pensar assim: “mas é o que eu acredito também”.
A ICAC é uma igreja que:
1 - POSSUI 7 SACRAMENTOS (o Matrimônio, por exemplo, pode ser recebido mais de uma vez);
2 – A CONFISSÃO NÃO É AURICULAR (para eles, a confissão é direta com Deus);
3 - SEM LEI DO CELIBATO (o bispo, padre ou diácono pode ser casado ou solteiro, ele decide qual o estado de vida);
4 - OS MORTOS NÃO PRECISAM DE ORAÇÃO (segundo eles, os mortos já têm um destino selado);
5 – O PAPA não é tido como o Chefe (Visível) supremo da Igreja (para eles o Papa é um primus inter pares – primeiro entre os iguais, é apenas o bispo de Roma);
6 – ABORTO é repreensível, embora admitido quando a gestante possa ter sua vida posta gravemente em risco;
7 – MÉTODOS ANTICONCEPCIONAIS é decisão do casal, não há qualquer pronunciamento da igreja a respeito.
Posso afirmar que a tal igreja só veio com uma finalidade: afastar os católicos da verdadeira Igreja, a de Jesus Cristo, a que Ele disse a Pedro “sobre esta pedra (Pedro) edificarei a Minha Igreja” Mt. 16,18
Pelo exposto, fica claro que a tal paróquia a ser inaugurada em Poços de Caldas nada tem a ver com a Renovação Carismática Católica (que é fiel à Igreja e não prega tais princípios) e a RCC de Poços não se afastou da Igreja.