Os irmãos de Jesus,
como fica claro pelo próprio texto bíblico, eram filhos de Alfeu e sua esposa,
e não de José e Maria. Em diversos lugares o Evangelho fala desses “irmãos”.
Assim, Marcos e Lucas referem que “estando Jesus a falar, disse-lhe alguém:
‘eis que estão lá fora tua mãe e teus irmãos que querem ver-te’” (Mt 12,46-47;
Mc 3,31-32; Lc 8,19-20 e também em Jo 7,1-10).
Toda a pessoa que
pergunte sobre os irmãos de Jesus somente revela a sua ignorância da própria
Bíblia. Até porque as línguas hebraica e aramaica não possuem palavras que
traduzam o nosso ‘primo’ ou ‘prima’, e serve-se da palavra ‘irmão’ ou ‘irmã’.
No Antigo
Testamento encontramos e sobretudo em Gn 37,16; 42,15; 43,5; 12,8-14; 39,15),
sobrinhos, primos irmãos (1 Par 23,21), e primos segundos (Lv 10,4) – e até
‘parentes’ em geral (Jó 19,13-14; 42,11). Há muitos exemplos nas Sagradas
Escrituras. Lê-se no Gênesis que ‘Taré era pai de Abraão e de Harão, e que
Harão gerou a Lot’ (Gn 11,27) que, por conseguinte, vinha a ser sobrinho de
Abraão. Contudo, no mesmo Gênesis, mais adiante, chama a Lot ‘irmão de Abraão’
(Gn 13,3). “Disse Abraão a Lot: nós somos irmãos” (Gn 14,14). Jacó se declara
irmão de Labão, quando, na verdade, era filho de Rebeca, irmã de Labão (Gn
29,12-15).
No Novo Testamento,
fica claríssimo que os ‘irmãos’ de Jesus não eram filhos de Nossa Senhora. Os
supostos ‘irmãos’ de Jesus são indicados por São Marcos: “Não é este o
carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, e de José, e de Judas e de Simão
e não estão aqui conosco suas irmãs?” Tiago e Judas, conforme afirma S. Lucas,
eram filhos de Alfeu e Cleófas: “Chamou Tiago, filho de Alfeu… e Judas, irmão
de Tiago” (Lc 6,15-16). E ainda: “Chamou Judas, irmão de Tiago” (Lc 6,16).
Quanto a ‘José’, S.
Mateus diz que é irmão de Tiago: “Entre os quais estava… Maria, mãe de Tiago e
de José” (Mt 27,56). Em S. Mateus se lê: “Estavam ali (no calvário), a observar
de longe…., Maria Mágdala, Maria, mãe de Tiago e de José, e a mãe dos filhos de
Zebedeu”. Essa Maria, mãe de Tiago e José, não é a esposa de S. José, mas de
Cléofas, conforme S. João (19,25). Era também a irmã de Nossa Senhora, como se
lê em S. João (19,25): “Estavam junto à Cruz de Jesus sua mãe, a irmã de sua
mãe, Maria (esposa) de Cléofas, e Maria de Mágdala”. Simão, irmão dos três
outros, ‘Tiago, José e Judas’ são verdadeiramente irmãos entre si, filhos do
mesmo pai e da mesma mãe. Alfeu ou Cléofas é o pai deles.
Da mesma forma, se
Nossa Senhora tivesse outros filhos, ela não teria ficado aos cuidados de S.
João Evangelista, que não era da família, mas com seu filho mais velho, segundo
ordenava a Lei de Moisés. Eis um dilema sem saída para os protestantes, pois os
‘irmãos’ de Jesus são filhos de Maria de Cléofas e Alfeu.
Também decorre uma
pergunta: Por que nunca os evangelhos chamam os ‘irmãos de Jesus’ de ‘filhos de
Maria’ ou de ‘José’, como fazem em relação à Nosso Senhor? E por que, durante
toda a vida da Sagrada Família, apenas conta-se três membros: Jesus, Maria e
José?
Portanto, a própria
Sagrada Escritura demonstra que os supostos ‘irmãos’ de Jesus são seus primos e
não seus irmãos carnais. Sua afirmação de que o trecho de S. Mateus tem duas
passagens, uma referindo-se à filiação carnal e a segunda à filiação espiritual
fica sem sentido, visto que não conferem com o texto bíblico. Até porque o
parentesco de sangue não é sequer mencionado pelos seus irmãos nas cartas que
escreveram e que se encontram no Novo Testamento, indicando que não davam valor
a isso. Ao invés disso, eles se dizem servos de Jesus Cristo.
Padre Bantu
Mendonça